PT de Sorocaba homenageia figuras históricas


03/03/2011 16:28

Compartilhar:

PT 31 anos, fundadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/HAMILTON31ANOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 250 pessoas lotaram a Câmara Municipal de Sorocaba na noite da última segunda-feira, 28/2, para comemorar os 31 anos do PT local, quando fundadores, ex-presidentes e ex-parlamentares foram homenageados.

Um breve relato da história do PT de Sorocaba foi feito pela professora Iara Bernardi, filiada número 1 do diretório municipal, primeira mulher do partido eleita vereadora e deputada federal. Ela lembrou o trabalho do Comitê Brasileiro pela Anistia e a atuação da Apeoesp no enfrentamento ao governo de Paulo Maluf. Segundo Iara, a articulação das pessoas que compunham esses movimentos acontecia no Gabinete de Leitura, quando o mesmo estava sob a direção de Armando de Oliveira Lima.

A ex-deputada não deixou de citar a importante participação feminina na formação e construção do partido. "Dos quatro membros que formaram a primeira comissão provisória do PT de Sorocaba, três éramos mulheres", disse. "No partido todo, no Brasil inteiro, a presença da mulher foi muito significativa e acredito que isso ajudou o PT a se tornar um partido tão diferente e eleger hoje a primeira presidenta", concluiu Iara.

Segundo o secretário Nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, o Partido dos Trabalhadores está empenhado em trazer para a legenda os simpatizantes do ex-presidente Lula. "Embora nós hoje tenhamos 1.439 mil filiados, a nossa conta é que poderíamos chegar perto de 5 milhões se encontrássemos o caminho para absorver esse povo todo que veio na esteira do governo Lula", afirmou.

Crédito/foto: Aguinaldo Pereira/SECOM CMS



hpereira@al.sp.gov.br

alesp