Através de sua objetiva, Luiz Marinho documenta São Paulo entre dois séculos

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
25/04/2006 15:54

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luiz marinho171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luiz marinho174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Marinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FotografoLuizMarinho PB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luiz marinho172.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="As cinco obras da série "São Paulo Entre Dois Séculos", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo Clique para ver a imagem ">  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luiz marinho173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de São Paulo, vista por um viajante, surpreende por seu porte cosmopolita, riqueza arquitetônica e singularidade de contrastes entre o antigo e o novo no cenário urbano.

Com esse olhar, o fotógrafo Luiz Marinho procurou retratar o que a metrópole oferece de mais marcante, colocando o belo à frente das inúmeras mazelas urbanas e sociais. Desde 1999, registra com arte e perfeição técnica as construções históricas da Paulicéia Desvairada. O edifício Martinelli, a Estação da Luz, a Catedral da Sé, o Museu do Ipiranga, entre outros sítios, foram objeto do interesse de suas longas peregrinações.

Inspirando-se no Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887, de Militão Augusto de Azevedo, esse fotógrafo pesquisador deseja preparar por sua vez um trabalho também comparativo, desta feita de São Paulo entre dois séculos.

De um lado o progresso, que muitas vezes abafa a memória, de outro a agressão dos pichadores que insistem em ser artistas, freqüentemente impediram Luiz Marinho de completar sua pesquisa e levar avante esse objetivo.

Seguindo os passos do consagrado fotógrafo do século XIX, e graças a sua juventude e sua firmeza de propósitos, ele pretende concretizar a façanha comparativa entre 2000 e 2010, prestando assim um grande serviço à memória de nossa cidade.

Luiz Marinho nos oferece, sim, um testemunho de sua capacidade, de seu propósito, de seu discernimento e de seu "metier", enfocando com sensibilidade edifícios, parques, teatros, ruas e ângulos que valorizam artisticamente seu cenário.

A riqueza do conjunto permite que o observador não apenas desfrute esteticamente de imagens que escapam a nossa percepção, mormente quando a poluição visual de nossa cidade invade a nossa retina e nos deixa confusos.

Sobretudo por sua fundamental importância como registro histórico de nossa memória urbana no novo milênio, as imagens que reuniu estão destinadas a ocupar posição de destaque nos acervos públicos e nos de colecionadores da nobre arte da fotografia.

As cinco obras da série São Paulo Entre Dois Séculos, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, são representativas do trabalho de Luiz Marinho, que deverá ser perpetuado proximamente em álbum artístico e se constituem num verdadeiro ato de amor à cidade que o viu nascer.

O artista

Luiz Marinho nasceu em São Paulo, em 1975. Começou a fotografar aos 8 anos de idade com a câmera que ganhou de presente da mãe. Filho de militar e de professora, fez seu primeiro curso de fotografia aos 14 anos, no Senac.

Após este início, começou a trabalhar e desenvolver a fotografia como principal ocupação, realizando, aos 18 anos, sua primeira exposição fotográfica. Em 1996, aos 21 anos, realizou em conjunto com Ocimar Borges, companheiro de profissão e laboratorista, o importante registro do dia-a-dia do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, da Polícia Militar do Estado São Paulo, do qual seu pai, anos antes, havia servido como major de cavalaria.

Devido à importância desse trabalho, realizou em 1998 exposições na sede do Comando Militar do Sudeste, no Clube Paulistano, no Parque da Água Branca e no próprio Regimento.

Juntamente com um professor de História da Arte e de Patrimônio Histórico, está preparando um álbum comparativo sobre São Paulo Entre Dois Séculos. Luiz Marinho possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp