Casa do Maçom e Santa Casa de Barretos recebem visita de parlamentar


05/10/2007 08:36

Compartilhar:

O prefeito de Barretos, Emanuel Mariano Carvalho, o deputado Bruno Covas e o provedor da Santa Casa, Décio Maruco Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRUNO COVAS MACON.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Recepcionado pelo prefeito Emanuel Mariano Carvalho e por líderes, o deputado Bruno Covas (PSDB) visitou a cidade de Barretos, onde conheceu de perto as iniciativas da Loja Maçônica Fraternidade Paulista, principalmente a Casa do Maçom, empreendimento humanitário. Ele também visitou as instalações da Santa Casa da cidade, sendo recebido pelo provedor da instituição, Décio Maruco Jr.

A agenda na cidade incluiu também almoço com líderes políticos, com quem o deputado discutiu o trabalho que vem desenvolvendo na Assembléia Legislativa. O parlamentar colocou-se à disposição para ser um interlocutor das demandas da região. Uma delas, a ser levada ao secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, é a ajuda à Santa Casa local, que enfrenta déficit mensal de R$ 400 mil. Sobre sua atividade parlamentar, Bruno Covas falou à Rádio Independente 194 FM.

O projeto da Casa do Maçom João Baroni, visitada por Bruno Covas, é uma iniciativa da Loja Maçônica Fraternidade Paulista (fundada em 1897, é a mais antiga da cidade) e já conta com área de 960 metros quadrados, parte doada e outra adquirida pela irmandade, para construir o estabelecimento que servirá de apoio ao Hospital do Câncer de Barretos, mantido pelo Fundação Pio XII. O hospital é referência nacional no tratamento, prevenção e combate ao câncer, e recebe pacientes do Brasil inteiro.

Como esses pacientes necessitam permanecer na cidade por longos períodos, a Fraternidade Paulista decidiu construir a Casa do Maçom, para acolher aqueles que estejam em atendimento e a seus familiares. Estão sendo erguidos 11 apartamentos duplos, recepção, cozinha, lavanderia, além de uma área de convivência e jardim. Segundo informações da Fraternidade, o Hospital do Câncer de Barretos realiza cerca de 2 mil atendimentos por dia, sendo 98% pelo SUS. São pessoas que vêm de 1.115 cidades, de 25 Estados brasileiros. Ele registra um déficit operacional de R$ 1,8 milhão/mês.

bcovas@al.sp.gov.br

alesp