Deputada homenageia assistentes sociais


15/05/2006 17:44

Compartilhar:

Homenagem ao Dia do Assistente Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/anamartins assis soc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da deputada estadual Ana Martins, líder da bancada do PCdoB, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou ato solene nesta segunda-feira, 15/5, em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado anualmente nesta data.

Durante o ato alusivo aos 70 anos de Serviço Social no Brasil, os participantes fizeram menção à histórica luta da categoria pela construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress SP), Eutália Guimarães Guizzoli, aproveitou a ocasião para convocar a categoria a participar da assembléia geral que será realizada no próximo dia 10/6, na qual será encaminhada a decisão judicial que invalidou o resultado das eleições do Cress SP, ocorridas de 11 a 13/4 de 2005. "Estamos convocando a categoria para um pleito que será decisivo para a preservação de nossos princípios e ideais."

Conforme a presidente do Conselho, nesse processo estará em jogo não apenas qual chapa sairá vencedora, "mas, acima de tudo, qual é a nossa capacidade de exercitar a democracia, debatendo propostas, analisando programas e garantindo não apenas o quorum necessário à legitimação do processo mas a reafirmação, perante a sociedade, do Cress SP como entidade representativa e presente nas questões que envolvem nossa profissão".

O assistente social Carlos Rogério de Carvalho Nunes, representante da CUT Nacional, saudou a deputada pela iniciativa do evento, bem como defendeu a necessidade de se rediscutir, no seio da central e com a categoria, a melhor forma de os profissionais serem representados " por sindicatos organizados por ramo de atividade (por exemplo: saúde, educação, assistência etc.) ou por um sindicato estadual dos assistentes sociais, a exemplo de outras categorias como médicos, jornalistas, engenheiros e arquitetos.

A deputada Ana Martins, formada em serviço social pela PUC-SP em 1968 e defensora do serviço social escolar, aprovou a proposta dos profissionais presentes ao evento que visa ampliar a presença dos assistentes sociais na área da educação. "Para tanto, temos de lutar por mudanças na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regula o setor educacional", explica a parlamentar. Participaram do ato várias assistentes sociais dos municípios de Arujá, Americana e Limeira, do Cress SP e das áreas da saúde e da educação. O deputado federal Jamil Murad (PCdoB-SP) esteve presente prestigiando a categoria.

amartins@al.sp.gov.br

alesp