Clima de montanha e águas puras em Monte Alegre do Sul


01/08/2008 16:38

Compartilhar:

Portal da cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/portal Mt alegre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira do Falcão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE CACHOEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santuário do Senhor Bom Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE IGREJA  MATRIZ  BOM JESUS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Balneário Municipal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE BALNEARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE HAFTING.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Centro de Monte Alegra do Sul, chamada de "Cidade Presépio" Clique para ver a imagem "> Como chegar...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE mapa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Casa de veraneio do governador, localizada na Estação Experimental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MTE ALEGRE EST ESPERIMENTAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Trilha de ciclista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/vMTE ALEGRE BIKE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul fica localizada no Vale do Camanducaia, 748 metros acima do nível do mar, no antigo traçado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. O acesso a Monte Alegre do Sul pode ser feito pelas rodovias Fernão Dias, Anhangüera, Bandeirantes e D. Pedro. Alinha-se entre grandes montes integrantes das serras do Lambedos e Caraguatá, ramificações da Serra da Mantiqueira.

O município, que possui temperatura média de 18º C tem, aproximadamente, seis mil habitantes, em sua maioria descendentes de italianos, sendo que dois mil residem na zona urbana e quatro mil na zona rural. A população fixa acrescida da população flutuante chega a 12 mil pessoas.

Limita-se ao sul com a cidade de Bragança Paulista, ao norte com a Estância de Serra Negra, a oeste com Amparo e ao leste com os municípios de Socorro e Pinhalzinho.

Monte Alegre do Sul é cortada pelo rio Camanducaia, oriundo do vizinho Estado de Minas Gerais e, fora este, existem vários ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, embelezando ainda mais a bucólica paisagem natural. Localizada no Circuito das Águas, fica distante 140 km da cidade de São Paulo. As atividades econômicas que mais se destacam são o cultivo de café e morango, artesanato e hotelaria.

Seus principais pontos turísticos são as cachoeiras do Falcão e das Mostardas, o santuário do Senhor Bom Jesus, o Balneário Municipal e mais de 50 alambiques.



História

Em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista estabeleceram-se no vale do rio Camanducaia, formando sítios e fazendas de café em meio às grandes matas naturais.

Entre os que vieram para o local estava Theodoro de Assis, homem simples e abnegado devoto do Senhor Bom Jesus, colono de Antonio Pereira Marques, então proprietário da Fazenda Marquinhos. Nesta fazenda passava um ribeirão, no qual Theodoro encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus.

O devoto, contando com o bom senso do patrão, ergueu no terreno de sua casa uma pequena capela de pau-a-pique, e colocou-a sob a proteção do Senhor Bom Jesus. Mas Antonio Pereira Marques não aprovou a iniciativa de Theodoro de construir em suas terras a capelinha sem sua autorização. Sendo assim, o fazendeiro determinou que a capelinha fosse demolida.

O velho Theodoro não desistiu da luta e foi procurar o sitiante Lourenço de Godói, homem digno e dono das terras onde hoje se localiza a cidade, e lhe contou o ocorrido. O sitiante ofertou a Theodoro um terreno em que poderia construir a capelinha, sendo a mesma erguida onde hoje se localiza o coreto da Praça Bom Jesus.

Estes fatos ocorreram durante o ano de 1873, sendo de conhecimento que a citada imagem foi encontrada pelo colono em 6/8 do mesmo ano, daí a razão da festa do padroeiro ser comemorada na data de fundação da cidade.

Ao redor da capelinha foram sendo construídas várias residências, formando-se então o bairro da Capelinha. Muitos forasteiros, atraídos pelos milagres do Senhor Bom Jesus, ali se estabeleceram atraídos pelo clima e pela pureza das águas.

Em 5/3/1887 o bairro da Capelinha foi elevado a Distrito de Paz, sob a denominação de Freguesia do Bom Jesus de Monte Alegre. Em 16/11/1887, foi criado um distrito e uma subdelegacia de polícia, e também foram demarcadas as divisas da nova freguesia.

Em 1890, foi inaugurado o último trecho da estrada de ferro da Companhia Mogiana, e os trilhos chegaram à Freguesia de Bom Jesus de Monte Alegre, sendo que até então o movimento de passageiros era feito por meio de troles. Em 21/4/1909, foi inaugurada a estrada de ferro ligando Monte Alegre a Socorro, aumentando assim as relações entre o distrito e esta cidade vizinha. Em 1932, a então Igreja do Senhor Bom Jesus foi elevada à categoria de Santuário pelo Bispado de Campinas.

Em 14/12/1942, foi fundada a Estação Experimental de Monte Alegre, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, fato esse que veio trazer grande incentivo à região, bem como a melhoria sócio-econômica do homem rural.

Em 24 /12/1948, por força da Lei 233, foi elevada a categoria de município com o nome de Monte Alegre do Sul. Em 12 /12/1964, agora pela Lei 8.517, Monte Alegre do Sul passou a ser estância hidromineral. Em 1978, pela Lei 1.844, Monte Alegre do Sul foi transformada em estância turística. Em 8/5/1986, através da Lei 5.091, Monte Alegre do Sul voltou a ser considerada estância hidromineral.

alesp