Visita a cooperativa em Campinas


11/02/2009 18:23

Compartilhar:

José Candido visita a cooperativa Remodela Reciclagem com sede em Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/JOSECANDIDOCOOPER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual José Candido visitou nesta terça-feira, 10/2, a cooperativa Remodela Reciclagem com sede em Campinas. A cooperativa, em parceria com a prefeitura de Campinas, coleta e transforma o óleo vegetal descartado em biodiesel. O material é coletado em estabelecimentos comerciais e residências. O biodiesel tem base renovável, é biodegradável e não produz gases tóxicos. O combustível ecológico pode ser aplicado nos meios de transporte em geral e na geração de energia em indústrias e comércio.

A visita aconteceu para que o deputado pudesse conhecer o projeto. ¨Uma grande quantidade de óleo é lançada diariamente no esgoto e sabemos o quanto isso é prejudicial, os danos são enormes, temos que procurar soluções para este problema¨, disse Candido.

A demanda foi apresentada ao deputado por membros da Obra Kolping do Brasil, ONG internacional que trabalha pela promoção humana, da qual Candido foi presidente nacional de 1993 a 1996 e desenvolve projetos em Suzano. A ideia é implantar um projeto piloto na cidade em parceria com a prefeitura, secretarias municipais e obra Kolping. Segundo o representante da cooperativa Remodela, ¨o principal e talvez o mais trabalhoso seja conscientizar a população dos prejuízos causados pelo óleo no meio ambiente¨, afirmou Luís de Paula.

O próximo passo é mapear a região onde o projeto será implantado, reunir-se com os parceiros e formar multiplicadores para conscientizar a população.



josecandido@al.sp.gov.br

alesp