Comitê Estadual da Campanha Nacional de Moradia Digna é lançado na Alesp

Movimento reúne esferas do governo e 13 entidades do movimento de moradia
11/08/2008 19:44

Compartilhar:

Solenidade debate o Movimento da Campanha Nacional de Moradia Digna: Uma prioridade social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/moradia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Simão Pedro (PT) e com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação e Reforma Urbana da Alesp, coordenada por Mário Reali (PT), foi lançada nesta segunda-feira, 11/8, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o Movimento da Campanha Nacional de Moradia Digna: Uma prioridade social. Na ocasião, também foi criado o comitê estadual do movimento.

O evento contou com a presença do secretário estadual da Habitação, Lair Alberto Krähenbühl, do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) e da superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, Elisabete França. Também participaram os deputados estaduais Adriano Diogo (PT) e João Barbosa (DEM), representantes do movimento de moradia, empresários e assessores de parlamentares.

A Campanha Nacional pela Moradia Digna propõe a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que deve ser protocolada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 12/8, pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Arnaldo Jardim (PPS-SP), que destina 2% da arrecadação da União e 1% da arrecadação dos Estados e municípios à moradia social. O secretário Krähenbühl disse que, todos os anos, o Executivo paulista solicita à Alesp a destinação de 1% da arrecadação do ICMS do Estado para a habitação. Ainda assim, a verba extra não é suficiente para sanar o déficit habitacional no Estado, que é de 1,5 milhão de moradias.

Elisabete França lembrou que a questão habitacional no país sempre foi um discurso. "Mas discurso sem recurso resulta em déficit, que hoje é altíssimo." A representante do secretário municipal comentou que o governo municipal também tem feito esforços para aumentar o orçamento da habitação.

A campanha para moradia digna é uma bandeira que unificou várias organizações, como entidades representativas do setor governamental e 13 entidades do movimento de moradia.

alesp