Comitê Estadual da Campanha Nacional de Moradia Digna é lançado na Alesp
11/08/2008 19:44
Por solicitação do deputado Simão Pedro (PT) e com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação e Reforma Urbana da Alesp, coordenada por Mário Reali (PT), foi lançada nesta segunda-feira, 11/8, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o Movimento da Campanha Nacional de Moradia Digna: Uma prioridade social. Na ocasião, também foi criado o comitê estadual do movimento.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Habitação, Lair Alberto Krähenbühl, do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) e da superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, Elisabete França. Também participaram os deputados estaduais Adriano Diogo (PT) e João Barbosa (DEM), representantes do movimento de moradia, empresários e assessores de parlamentares.
A Campanha Nacional pela Moradia Digna propõe a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que deve ser protocolada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 12/8, pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Arnaldo Jardim (PPS-SP), que destina 2% da arrecadação da União e 1% da arrecadação dos Estados e municípios à moradia social. O secretário Krähenbühl disse que, todos os anos, o Executivo paulista solicita à Alesp a destinação de 1% da arrecadação do ICMS do Estado para a habitação. Ainda assim, a verba extra não é suficiente para sanar o déficit habitacional no Estado, que é de 1,5 milhão de moradias.
Elisabete França lembrou que a questão habitacional no país sempre foi um discurso. "Mas discurso sem recurso resulta em déficit, que hoje é altíssimo." A representante do secretário municipal comentou que o governo municipal também tem feito esforços para aumentar o orçamento da habitação.
A campanha para moradia digna é uma bandeira que unificou várias organizações, como entidades representativas do setor governamental e 13 entidades do movimento de moradia.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações