Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Entre expressionismo e abstracionismo Lais Giusti consegue um justo equilíbrio


22/03/2011 14:00

Compartilhar:

Lais Giusti <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/LaisGiusti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A Cadeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ACadeira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Partindo do figurativo, no verdadeiro sentido realístico, e passando através de experiências e contatos os mais diversos, a pintura de Lais Giusti encontra um excelente equilíbrio entre expressionismo e abstracionismo, para poder transfigurar o objeto, colhendo a mais íntima essência e o lírico palpitar, sem perder contato com o real e sem renunciar à própria natural plenitude.



Saindo do informal, sem cair no pós-figurativo, Lais Giusti desenvolveu suas qualidades de colorista instaurando em cada quadro um diversificado registro de tintas. Cada modalidade responde perfeitamente à prospecção que está destinada a acolhê-la.



Assim o espaço, mesmo parcialmente abstrato e inventado, possui uma própria credibilidade naturalística, como de uma mata, de um planalto, de objetos de uma casa ou, ainda, de uma natureza morta habilmente composta. E o resultado é tão-somente pintura.



A obra dessa artista traz dentro de si o sinal da generosidade, que não exita frente ao acostamento, nem ao contraste mais audaz. Vigor e força de temperamento são evidentes. A substância cromática de sua obra aparece e cresce até o frasear do naturalismo abstrato.



Em sua obra "A Cadeira", doada ao Museu de arte do Parlamento de São Paulo, se faz viva a exigência de individualizar uma estrutura formal, desenhada, que se manifesta mais evidente entre o contraste das cores.



A Artista



Lais Giusti nasceu em São Paulo em 1954. Cursou a Faculdade de Comunicação Visual da Universidade Mackenzie em 1974. Iniciou na pintura no atelier de Marília Fairbanks em 1967. Freqüentou ainda a Escola Paulista de Arte e Decoração Espade, sob a orientação do professor e artista plástico Angel San Martin; gravura em metal no Museu de Arte Moderna, sob orientação de Alex Cerveny (1988); desenho, com Dalton de Luca (1989).



Frequentou os ateliers de Thomas Ianelli (1991 a 1996) e de Sérgio Fingermann. Cursou gravura e xilogravura com Maria Perez Sola (1995); História da Arte com o professor Paulo Machado (1995); Arte Tridimensional com Carlos Fajardo, no SESC Pompéia (1997 e 1998), entre outros cursos.



Participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e em importantes salões de arte no Brasil, no Peru e no exterior: ressaltando entre elas: VIII Salão de Artes Plásticas Pablo Picasso; XIII Salão Nacional de Artes Plásticas Alberto Santos Dumont; IV Salão Armando Vianna - Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio de Janeiro (1988); Salão de Artes Machu Picchu - Instituto Nacional de Cultura - Cuzco, Peru (1989); Espaço Cultural Agaxtur (1990); Associação Paulista dos Magistrados (1991); Associação Profissional dos Artistas Plásticos - Museu da Cultura - Saguão Superior do TUCA, São Paulo; Chape Art Show - (1993); Centro Cultural de Artes Professor José Ismael, Guarulhos, SP; Fundação Mokiti Okada (1994 e 1996); Espaço de Arte Yara Silveira; Espaço Cultura do Banco Central do Brasil, SP (1994); V Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo; Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano; Galeria Lígia Jafet; Espaço Cultural Cásper Líbero (1995); XXV Salão de Artes Plásticas Bunkio (1996, 1997 e 1998); Academia Brasileira de Arte, Cultura e Historia - Ilha Porchat - São Vicente, SP; Espaço Cultural Agrocentro; XXIV Salão de Arte Contemporânea de Santo André; Sala Mário Pedrosa - Secretaria Municipal de Cultura (1996); Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba; Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios; Arte Visuais - VI Bienal de Santos (1997); Centro de Cultura Patrícia Galvão - Santos; VII Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo (1998); IV Salão Interclubes de Artes Plásticas - Secretaria de Estado da Cultura; Jô Slaviero Galeria de Arte (1999); Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolivar - São Paulo; Espaço Azul Galeria; Espaço Araguari - Furnas Centrais Elétricas S/A, São Paulo (2000); 20 Anos de Pinacoteca - Pinacoteca de São Bernardo do Campo (2001).



Possui obras em coleções particulares e oficiais com destaque no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp