Barretos: audiência concentra pedidos locais e de Guaíra

Audiência Pública LOA 2008 em Barretos
08/11/2007 19:38

Compartilhar:

Vereador Claudionor Ricci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUDIENCIA BARRETOS   Vereador Claudionor Ricci.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lima Bueno, Ezisto Cezari, Bruno Covas e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUDIENCIA BARRETOS   Lima Bueno, Ezisto Cezari, Bruno Covas e Enio Tatto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público assiste audiência pública na Câmara de Barretos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUDIENCIA BARRETOS    mmy (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pela primeira vez, a Câmara de Barretos abre suas portas para a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa realizar uma audiência pública com a finalidade de ouvir as sugestões da população para emendas ao Orçamento estadual. Nesta quinta-feira, 8\11, o presidente da CFO, Bruno Covas (PSDB) conduziu os trabalhos da reunião que tratou de propostas para a peça orçamentária de 2008. Participaram também o presidente da Câmara local, Ezisto Hélio Cezari, o deputado Enio Tatto (PT) e o secretário de Planejamento de Barretos, José Carlos de Lima Bueno.



Guaíra

O prefeito de Guaíra, Sergio de Melo, foi pontual em seus pedidos: recuperação da SP-425, no trecho que liga sua cidade a Miguelópolis, e da SP-413, que liga a 425 a Minas Gerais; remodelação de dois trevos de acesso a Guaíra; e instalação de unidade da Fatec em seu município.

O vereador José Reinaldo Santos Jr., de Guaíra, pediu a conclusão das obras da SP-425, quer serve à região. Ele pleiteou ainda verbas para entidades filantrópicas de sua cidade, inclusive a Apae.

O cidadão Antonio Carlos Parreira quer a reformulação da loteria estadual com vistas a arrecadar mais fundos para que o Estado possa realizar investimentos.



Barretos

Silvio Rodrigues trabalha com preparo esportivo de portadores de deficiência em Barretos e afirmou que para que estes possam participar de torneios nacionais é preciso custeio por parte do Estado.

O vereador Claudionor Ricci, de Barretos, indicou como demandas da cidade o aporte de recursos para a Santa Casa e a duplicação da rodovia que liga Barretos a Colômbia, SP-326.

Santa Casa também foi a prioridade de seu provedor Décio Maroco Jr.

Lima Bueno confirmou que o estado de conservação das vicinais é um grande problema para a região que é predominantemente agrícola e que precisa escoar sua produção. Falou também sobre o grande número de micro e pequenas empresas, que necessitam de subsídios e da falta de urbanização das moradias populares. Com relação ao saneamento, afirmou que boa parte da cidade está assentada em pontos de várzea, o que eventualmente gera transtornos aos moradores.

Ezisto Cezari encerrou as manifestações lembrando que algumas de suas reivindicações foram apresentadas. Assim destacou pedido para transformação do aeroporto de Barretos em aeroporto internacional de cargas, até por sua localização geográfica.



Funcionalismo

Novamente representantes do funcionalismo público estadual comparecera maciçamente a uma audiência sobre o orçamento. Eron Esquetini pertence ao Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza e falou em prol dos interesses dos funcionários daquela instituição. Já outro funcionário público, Célio Geraldo Almeida, declarou que o aumento concedido ao professorado de São Paulo foi irrisório.

Pela Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo, Deise Bosque levantou a questão dos precatórios que ainda não foram pagos entre outros problemas que afligem os aposentados.

A Defensoria Pública não deixou de marcar presença. Vanessa Armênio explicou as condições insatisfatórias em que os defensores têm atuado e revelou vários números sobre as ações da Defensoria. A jovem pediu mais investimentos no segmento.

Celso Braguicio, da Associação dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), descreveu o quadro geral da Educação no Estado e sugeriu providências para recuperar a qualidade do ensino e os salários dos servidores.

Tatto abordou os valores do orçamento e destacou que são subestimados em arrecadação. O deputado referendou a presença e os pleitos dos funcionários públicos.

alesp