Franca no Parlamento Jovem


01/09/2008 17:26

Compartilhar:

Estudantes do ensino fundamental e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/ENGLER PARLAMENTO JOVEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dois dias em que jovens estudantes fazem as vezes de deputados, dirigem os trabalhos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, apresentam idéias e propostas para melhorar a vidas dos paulistas. Esse é o objetivo do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembléia que o deputado Roberto Engler (PSDB) está divulgando em todas as escolas de ensino fundamental (5ª a 8ª séries) de Franca.

Engler recebeu mais de 30 estudantes com seus orientadores para um pequeno bate-papo sobre o Parlamento Jovem. O deputado francano falou sobre o intuito do projeto e os estudantes puderam tirar algumas dúvidas sobre como participar. "Um projeto como esse aproxima o jovem da política. Isso fará com que ele passe a acompanhar o que está acontecendo com aqueles que são eleitos pelos votos populares. Se do Parlamento Jovem não surgirem 94 futuros deputados estaduais, que saiam 94 cidadãos com senso crítico", disse.

Para fazer parte do Parlamento Jovem, que em 2008 terá sua 10ª edição, o aluno deve inscrever junto à direção de sua escola um trabalho na forma de projeto de lei. Cada escola selecionará apenas um projeto que deverá ser enviado à Alesp com a ficha de inscrição de seu autor entre os dias 1º e 12 de setembro.

Serão selecionados por uma comissão especial 94 projetos entre os propostos por estudantes de todo o Estado e seus autores vão compor o Parlamento Jovem. Por que 94? Esse é o número de deputados estaduais. No dia 20/10, a relação dos jovens parlamentares será divulgada e, nos dias 6 e 7/11, eles ocuparão o plenário Juscelino Kubitschek, o mesmo onde os deputados estaduais realizam suas sessões.



rengler@al.sp.gov.br

alesp