Telefonica responderá se vai indenizar ações dos usuários


06/03/2008 11:15

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Marco Bertaiolli, relator da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BERTAIOLLI TELEFONICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Telefonica irá divulgar até a próxima quarta-feira, 12/3, sua decisão de pagar ou não as ações dos usuários que adquiriram linhas em meados da década de 90, independente dos processos que tramitam na Justiça.

A proposta foi feita pelo relator da CPI da Telefonia Móvel e Fixa, deputado Marco Bertaiolli (DEM), durante o depoimento do vice-presidente da empresa, Maurício Antonio Giusti de Oliveira, na sessão desta quarta-feira, 5/3. Até março deve ser entregue na Assembléia Legislativa a relação de todos os consumidores que participaram do Plano Comunitário de Telefonia (PCT). Somente em Mogi das Cruzes, estima-se que são cerca de 25 mil. O deputado esclareceu que há cerca de dez cidades nessa situação, entre as quais Suzano, toda a região do ABC e Mauá.

Segundo o relator, nem todos os municípios ingressaram com ações na Justiça. "Mogi já ganhou na primeira instância e agora está no Tribunal de Justiça, em São Paulo, porque a empresa recorreu. Se a Telefonica têm assim tanta disposição, porque não pagam logo aquilo que é de direito do consumidor?", questionou o parlamentar.

O vice-presidente disse que a empresa "tem o maior interesse em cumprir aquilo que for determinado pela Justiça", reconhecendo que em Mogi a Telefonica opera um patrimônio que não lhe pertence. "Realmente, o patrimônio não nos foi transferido oficialmente", confessou Oliveira, dizendo não saber por que isso ocorreu. "Na época, acredito que deva ter ocorrido alguma pressão por parte da comunidade, para que fosse feita a ligação das linhas", opinou.

Durante a CPI da Telefonia, presidida pelo deputado Baleia Rossi (PMDB), foram feitos ainda outros questionamentos, inclusive a respeito das reclamações dos usuários. A Telefônica garante que está no plano de investimentos da empresa a implantação de novos serviços, que também prevê a agilização no atendimento ao consumidor.



mbertaiolli@al.sp.gov.br

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