Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Wilson Teixeira


28/06/2011 08:11

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Admirando a cauda" Clique para ver a imagem "> Wilson Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/WILSONTEIXEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Galo Arco-Íris"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/GALOARCOIRIS - WILSONTEIXEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A busca de novas soluções gráficas sempre foi uma constante de Wilson Teixeira, que conseguiu pintar através das mais variadas técnicas de textura. Atraído pelo "animalismo", pinta com ímpeto amplas pinceladas encorpadas, ricas de profundos acentos pictóricos, plasticamente postas, embora sempre colocadas no ponto exato onde a virtude da fantasia se equilibra com uma segura e profunda preparação artística.



O artista não se esquece, entretanto, das emoções sem sofisticação de quem ainda sonha conservar por muito tempo o gosto pela natureza que nos cerca e pela compreensão da vida na qual estamos imersos. O equilíbrio da composição é inato em Wilson Roberto Teixeira; os detalhes não o distraem, são elementos de uma visão geral captada e reproduzida na sua essência.



Em suas obras, a cor não é somente um fenômeno de luz, mas uma modalidade de volumes e de superfícies e que se soluciona numa composição de sonora luminosidade com acentuação de espaços e de ritmos numa concreta linguagem, clara e responsável.



Um cromatismo que possui a preciosidade da vibração e da sugestão formam suas composições. Elas demonstram como o tratamento dado à cor, por Wilson Teixeira, constitui um dote adquirido após anos de experiências e de pesquisas para alcançar o equilíbrio de uma inteligente síntese, na qual se destaca o trabalho de toda uma vida artística com suas instâncias e suas predileções.



Com as obras "Admirando a cauda" e "Galo Arco-Íris", doadas ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e realizadas com riqueza de acentos formais e pictóricos, solidamente estruturados numa intensa correlação cromática, o artista pode verdadeiramente narrar sua paixão pelos animais, até mesmo com um ponto de ironia.



O Artista



Wilson Teixeira, pseudônimo artístico de Wilson Roberto Teixeira, nasceu em Guaratinguetá, SP, em 1946. Pintor, desenhista, escultor, joalheiro e vitralista, começou sua carreira em propaganda no ano de 1959 como assistente de arte e montador de anúncios. Como diretor de arte e diretor de criação (1968 a 1987); passou por mais de 15 agências de propaganda criando e ilustrando várias campanhas.



Formou-se em propaganda pela FIAM. Cursou a Associação Paulista de Belas Artes em 1964. Foi um dos primeiros alunos da Escola Panamericana de Arte, em 1966, onde exerceu as funções de assistente do artista Manoel Victor, então diretor e professor daquela escola (1966 e 1967). Realizou ainda cursos de joalheria com Ricardo Mattar (1981), fundição com Caio Mourão e esmalte com Isa Elisabetsky (1982 e 1983).



Foi um dos precursores do Movimento da Praça da República (1968 e 1969) e participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Galeria SESC Dr. Vila Nova, SP (1970); Galeria Portal (1976); Clube de Criação de São Paulo (1977); Galeria Mônica Filgueiras (1982); Galeria Marques e Caribé Galeria de Arte (2000); Galeria Mali Villas Boas; Central das Artes; Espaço Infraero-Cumbica; Chapel Art Show, SP; VII Bienal da Associação dos Artistas Plásticos, SP (2001); Espaço Infraero-Cumbica, SP, e Espaço Infraero Galeão, RJ; Espaço Cultural de Guaratinguetá, SP (2002), Espaço Cultural V Centenário, Assembleia Legislativa do Estado, SP (2004).



Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

alesp