Prática esportiva deve começar na escola

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
11/04/2011 19:38

Compartilhar:

Dante De Rose Junior, professor da USP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SeminaEsportesSaudeDanteDeRoseJunior3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O primeiro palestrante desta segunda-feira, 11/4, foi o professor da USP Dante De Rose Junior. Ele disse que as pessoas são mais levadas a assistir do que a praticar um esporte, pela facilidade da transmissão midiática. Dessa forma, a preocupação deve ser com formas de melhor o apelo ao desenvolvimento da atividade esportiva, privilegiando toda a população, desde os mais jovens até os mais velhos.

Para ele, o canal mais adequado ao início da prática esportiva é a escola, que, entretanto, não tem essa preocupação. "Nas instituições de ensino é que os jovens esportistas poderiam encontrar uma primeira oportunidade para desenvolver-se em alguma modalidade de esporte", disse. Mas, em seu entender, o professor teria que fazer o possível para orientar os jovens na prática de esportes. Atualmente a prática de esporte acontece de forma elitista, nos clubes. Ele também destacou que "o esporte arca sozinho com o ônus da inclusão social".

alesp