Cooperativas buscam apoio de parlamentar


16/06/2011 11:38

Compartilhar:

Representantes de cooperados querem mais direitos sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/CARLOSGRANAcooperativas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O avanço do cooperativismo social e autêntico no Estado foi o tema central da reunião entre Carlos Grana (PT), diretores da Federação dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo (Fetracesp) e representantes de cooperativas, realizada dia 14/6 na Assembleia Legislativa.

A categoria buscou apoio do deputado por conta de sua proximidade com o tema. Grana é autor dos projetos de lei 317/2011, que cria o Centro de Comercialização Solidário nas estações da CPTM e do Metrô, e 222/2011, que dispõe sobre a aquisição de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Restaurante Bom Prato.

A presidente da Fetracesp, Sandra Campos, luta pela colocação do PL 4.622/2004 na ordem do dia na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta altera a Lei 5.764/1971, para fixação do conceito de modalidade operacional das cooperativas de trabalho. O autor do projeto, deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), propõe a criação de fundos para garantia de direitos sociais aos cooperados.

A Fetracesp também pretende a revogação de decreto estadual que proíbe a participação de cooperativas em licitações públicas do Estado. O deputado se comprometeu a conversar com o líder da bancada do PT na Câmara Federal, Paulo Teixeira. Para discutir o tema, Grana, Carlos Giannazi (PSOL) e Edmir Chedid (DEM) programam audiência pública em nome do Fórum Permanente do Cooperativismo na Assembleia para dia 28/6, às 18h30, no auditório Teotônio Vilela.



carlosgrana@al.sp.gov.br

alesp