Estado de São Paulo forma a segunda maior turma de soldados da história da PM

O presidente da Assembleia destaca apoio do Legislativo à corporação
31/10/2011 22:06

Compartilhar:

Vale do Anhangabaú recebe formatura da segunda maior turma da história da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/PresMunhozFormaturaPM31out11Rob1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin, Álvaro Batista Camilo e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/PresMunhozFormaturaPM31out11RobgovAlckminCelCamiloPresMunhoz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges, Antonio Ferreira Pinto, Geraldo Alckmin, Carlão Pignatari, Orlando Morando, Gilberto Kassab, Barros Munhoz e Álvaro Batista Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/PresMunhozFormaturaPM31out11RobNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz discursa na cerimônia de formatura de soldados da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/PresMunhozFormaturaPM31out11RobpresMunhozFalandoDetalhe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Polícia Militar do Estado de São Paulo formou, na manhã desta segunda-feira, 31/10, no Vale do Anhangabaú, mais 2.127 soldados, a segunda maior turma da história da PM.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, compareceu à cerimônia, que considerou emocionante. Segundo ele, a Polícia Militar pode ser considerada uma das instituições mais sérias e respeitáveis do Estado. "A homenagem dos deputados à categoria é votar projetos de lei do seu interesse, buscando aprimorar, juntamente com o governador, as carreiras da Polícia Militar". Ele lembrou que, juntos, o Executivo e o Legislativo de São Paulo trabalham pela valorização da polícia do Estado, e que, recentemente, foram aprovados plano de carreira e aumento salarial para a categoria. Ele ainda observou que, "como em qualquer profissão, existe um ou outro elemento que acaba por denegrir a força, mas eles são uma minoria. A infinita maioria é de gente séria, honesta, dedicada. Pessoas que chegam a dar sua vida na defesa de seu semelhante".

Orlando Morando, líder do PSDB, disse que, na região que representa, o Grande ABC, havia um claro no quadro da força, que, segundo ele, agora será preenchido. Ele falou que o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, confirmou que o salário de um soldado em início de carreira está próximo de R$ 3 mil, o que é um incentivo para o ingresso. "Toda vez que você investe em segurança pública, está investindo na formação policial em prol da sociedade, de forma a restaurar a sensação de segurança, uma reivindicação de toda a população", concluiu.

Também compareceram, entre outros parlamentares, os deputados Olimpio Gomes (PDT), Itamar Borges (PMDB) e Carlão Pignatari (PSDB).



O curso



Com duração de um ano ou 2.214 horas-aula, constam do currículo do Curso Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública matérias como direitos humanos, penal, militar e civil, ações de polícia ostensiva, doutrina de polícia comunitária e tiro defensivo de preservação da vida "método Giraldi", entre outras disciplinas.

Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, o enfoque foi na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais e comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Dessa forma, o estágio permitiu que os soldados colocassem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Somente em 2011, a corporação passou a contar com mais 4.459 soldados em seu contingente.

alesp