Deputado recebe certificado por neutralizar emissões de carbono


06/05/2008 09:10

Compartilhar:

Mesa de trabalhos do evento Carbono idadão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CARAMEZ CARBONO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) recebeu na manhã desta terça-feira, 29/4, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa, o selo Carbono Cidadão, certificado do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN " Brasil). O selo atesta que o parlamentar contribui para o projeto de neutralização de emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos na natureza e são os responsáveis pelo aquecimento global.

No ano passado, Caramez apresentou o projeto de resolução que propôs em primeira mão, em todo o país, a criação do Programa Carbono Neutro nas dependências da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para a neutralização total ou parcial das emissões de carbono decorrentes das atividades desenvolvidas na Casa.

Participaram da solenidade, Rogério Iorio, presidente do IBDN Brasil, Tereza Maria Emídio, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Antonio Carlos Bernardo, assessor do gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Marcelo Minelli, da Cetesb. O vice-prefeito de Cubatão, Raimundo Valter Pinheiro, o secretário municipal de meio ambiente cubatense, coronel Eduardo Silveira Bello, educadores, ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada também prestigiaram o evento.

Na ocasião, representantes das empresas Café Pilão, Superzinco, Ecofit Club e IMOCX-Grupo Izzo " distribuidor exclusivo Harley Davidson no Brasil "receberam o selo Carbono Empresa, modalidade do certificado destinada ao segmento empresarial.

"Quero parabenizar o deputado por ser o primeiro parlamentar desta Casa de Leis a dar o exemplo", ressaltou o presidente do IBDN ao entregar o certificado Carbono Cidadão. A neutralização da emissão de CO2 produzida no gabinete foi feita no último dia 14, por meio do plantio de 94 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no Parque Cotia-Pará, em Cubatão, onde o IBDN desenvolve o programa, que prevê o monitoramento das árvores nos próximos dois anos, para garantir o seu correto crescimento.

"Temos a consciência de que a nossa geração é uma das grandes responsáveis pelo aquecimento global e nossos filhos e netos herdarão todos esses problemas. Por isso, temos a obrigação de fazer a nossa parte para contribuir com a solução", disse Caramez.

Além do plantio de árvores em seu gabinete, o deputado adotou o uso de papel reciclado em todos os documentos e fez um trabalho de conscientização dos funcionários para que cada um adote em seu dia-a-dia ações ambientalmente corretas. Caramez destina, já há vários anos, todo o material reciclável produzido no gabinete para o Comitê de Solidariedade Pela Vida, em Itapevi. Os recursos provenientes da venda deste material são revertidos para a compra de medicamentos e alimentos para a comunidade carente.

jcaramez@al.sp.gov.br

CARAMEZ CARBONO

CARAMEZ CARBONO B

alesp