Câmara de Rio Claro será instalada em antigo prédio da CESP


16/09/2011 12:23

Compartilhar:

Aldo Demarchi assina como testemunha termo de posse do prédio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ALDODEMARCHIPOSSEp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de Rio Claro recebeu, durante solenidade realizada na quinta-feira, 15/9, o termo de posse do antigo prédio da Companhia Energética de São Paulo (CESP), localizado no centro da cidade e desocupado desde 1996. "Esse é um momento histórico para o Poder Legislativo de Rio Claro e para mim, que tive meu primeiro emprego na CESP, onde trabalhei por 18 anos", disse o deputado Aldo Demarchi (DEM), um dos responsáveis pelas negociações com o presidente da empresa, Mauro Arce, e com o secretário de Energia, José Aníbal, para que a câmara conseguisse a permissão de uso do edifício, construído no início do século XX a partir de um projeto do arquiteto Ramos de Azevedo.

Além do deputado, do presidente da Câmara, Valdir Andreeta, e de vereadores, participaram do evento o prefeito Du Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão e ex-funcionários da geradora de energia. Todos ressaltaram a importância do ato para a consolidação da independência do Legislativo de Rio Claro, que hoje ocupa uma parte da sede da prefeitura. Também foi lembrado o advogado, empresário e político Eloy Chaves (1875-1964), principal acionista da S.A. Central Elétrica de Rio Claro, que deu origem à CESP e considerado precursor da Previdência Social no Brasil, ao criar, em 1923, quando era deputado federal, as caixas de aposentadorias e pensões dos ferroviários. "Nada mais justo que, após as devidas adaptações e reformas, as novas instalações da câmara recebam o nome de Eloy Chaves", sugeriu Aldo Demarchi na cerimônia.



aldodemarchi@al.sp.gov.br

alesp