Homenagem aos 80 anos da Etec Fernando Prestes


08/06/2009 20:26

Compartilhar:

Celebração dos 80 anos da Etec Fernando Prestes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLCEETEPSmesa28ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLCEETEPSorquestrafilarmonica_ete fernandoprestes26ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira (PT), autor do pedido de homenagem à escola na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLCEETEPShamiltonpereira22ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com cerca de 1.700 alunos, matriculados em cursos como design de interiores, mecânica/projetos, administração, contabilidade e construção civil, entre outros, a Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, de Sorocaba, teve seu trabalho de educação e formação de jovens destacado em sessão solene nesta segunda-feira, 8/6. Fundada em 9 de junho de 1929, a escola está completando 80 anos. "Os cursos da Etec Fernando Prestes são muito procurados pelos jovens. Para se ter uma idéia, a média do vestibulinho tem sido de sete candidatos para cada vaga, e em alguns cursos, como o de administração, chega a 16 candidatos por vaga", afirmou o deputado Hamilton Pereira (PT), autor do pedido de homenagem à escola na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, as Etecs em geral têm tido sucesso em oferecer aos jovens "um ensino de qualidade, que os habilite ao ingresso qualificado no mundo do trabalho". Hamilton lembrou, no entanto, que apenas 9% da população juvenil brasileira é atendida por escolas técnicas e que é preciso continuar pressionando para obter resultados nesse setor, que segundo ele, tem recebido maior atenção da atual administração federal. "É auspicioso que o Estado retome seu papel de distribuição de renda e cultura. O ensino técnico pode propiciar isso", ele completou.

Formado tecnólogo por uma Fatec, o diretor da Fernando Prestes, Paulo Sérgio Germano, fez um resumo de sua relação com a escola, onde atua desde 1990.

"A Etec me mostrou um novo modo de ver o ser humano", disse Germano, relembrando uma série de eventos importantes transcorridos ao longo desse período. Parte desses acontecimentos foi mostrada no vídeo 80 Anos em 8 Minutos.

A orquestra filarmônica formada pelos alunos da instituição executou o Hino Nacional e um repertório de sucessos da música popular brasileira e internacional.

A sessão solene homenageou também o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), que em outubro próximo completará 40 anos. "É uma honra participar de um evento em que a sociedade reconhece o valor do ensino técnico", disse o vice-superintendente do CEETPS, César Silva.

alesp