Recuperar estradas também e importante para o Vale do Ribeira

Audiência Pública em Registro
03/10/2005 18:57

Compartilhar:

Audiência Pública em Registro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REGISTMESA58.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidade de Registro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REGISTROCIDADE43.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O prefeito de Jacupiranga, João Batista de Andrade, advertiu que a melhoria dos acessos entre o centro e o Vale do Ribeira e imprescindível para o desenvolvimento do Vale, juntamente, com a quebra da monocultura da banana " que tem sofrido com a praga "toca negra" ". Ele enfatizou a pavimentação da SP-193, que liga seu município a Cananéia.

A duplicação da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho que vai de Peruíbe a BR-116, foi solicitada pelo vereador Sergio Niashiro, de Pedro de Toledo.

Três foram os pedidos do vice-prefeito de Jacupiranga, Roberto Carlos Garcia: projeto para piscicultura na região, criação de incubadora de agronegocio e ampliação do Qualis (programa de atendimento de saúde).

As vereadoras Maria Sebastiana Paiva, de Registro, quer a instalação de uma casa de apoio da gestante em sua cidade. Já a vereadora Simone Sales, de Cananéia, sugeriu a instalação dessas unidades em cada município do Vale do Ribeira.

Fundo de Desenvolvimento do Vale

O prefeito de Registro, Clovis Vieira Mendes, abordou o mesmo tema. Ele cobrou o segundo deposito, devido pelo governo do Estado, no Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira. "Fomos proibidos de tocar no assunto, mas não vou prejudicar minha região, deixando de fazer um pedido tão importante."

Para implementar o turismo, o prefeito reiterou a melhoria de estradas. "Nos apostamos nesse setor para trazer mais progresso ao Vale." Outro gargalo de transporte, segundo o prefeito, e a falta de extensão de ferrovia ate Cajati.

Clovis Mendes pediu a extensão de gasoduto de Sorocaba ao Vale e a criação de uma secretaria de Recursos Minerais, de forma a criar recursos para o Vale com a vinda da Vale do Rio Doce.

O presidente do Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira, miro Kabata, prefeito de Sete Barras, retomou a discussão sobre o aporte de recursos para o Fundesvar, alem da compensação financeira pelo tombamento ambiental.

Para o presidente da Câmara de Registro, Raul Calazans, o caráter suprapartidário das audiências promovidas pela Comissão de Finanças e Orçamento merece menção. Calazans disse que se o Fundesvar esta previsto na Constituição estadual, ele deve receber dotação orçamentária anualmente. Sobre o Parque do Jacupiranga, falou que o objetivo não e retirar área, mas apenas substituir áreas de preservação por áreas de habitação, uma vez que quem elabora a lei com o mapa na mão muitas vezes desconhece o local. "Por isso apoio o projeto do deputado Hamilton Pereira."

Deputados do PT

O deputado Hamilton Pereira informou que o orçamento entregue a Assembléia, na ultima semana, pelo governo do Estado e de 80 bilhões de reais. "Quando damos a palavra aos lideres locais, podemos ter um diagnostico dos reais problemas das regiões e podemos aplicar melhor esse montante."

Hamilton disse que elaborou projeto para o redesenho do Parque do Jacupiranga, com o objetivo de garantir a sobrevivência de comunidades locais, mas a matéria foi vetada pelo governador.

Enio Tatto (PT) fez o encerramento da audiência, destacando que e de suma importância que a sociedade cobre, na Assembléia, a aprovação de suas sugestões que serão incorporadas no orçamento mediante emendas feitas no relatório do deputado Edmir Chedid (PFL).

"Os pequenos municípios eram sacrificados por terem poucos eleitores e, portanto, pouca representação. Estamos dando oportunidade para que os prefeitos dessas cidades se manifestem", disse Tatto que concluiu explicando a importância da regionalização do orçamento. "Problemas simples e que podem ser resolvidos com pouco dinheiro podem ser alvo de emendas pontuais", afirmou o vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, destacando que há dinheiro para investimentos, uma vez que o orçamento apresentado pelo secretario Martus Tavares, de Economia e Planejamento, supera a previsão da comissão.

alesp