Deputado sugere incentivo para baratear planos de saúde dos idosos


22/11/2007 10:32

Compartilhar:

Incentivo fiscal proposto por Baleia Rossi pode permitir que idosos mantenham plano de saúde particular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BALEIA ROSSI SAUDE IDOSOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Se o governo do Estado acatar uma sugestão do líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi, os idosos que vivem no Estado de São Paulo poderão pagar menos para manter um plano de saúde particular.

A proposta de Baleia Rossi, encaminhada ao governador através de indicação, defende um incentivo fiscal para as empresas médicas, que, em contrapartida, reduziriam as mensalidades dos serviços para pessoas com idade superior a 60 anos. "A cada ano que passa fica mais difícil para o idoso pagar a mensalidade de seu plano de saúde particular", afirma o parlamentar.

A renda da população idosa, geralmente restrita a aposentadorias ou pensões, não recebe reajuste acima da inflação, ao contrário do que ocorre com as mensalidades dos planos de saúde, argumenta o deputado.

Segundo o líder do PMDB, esse fator tem obrigado a um número cada vez maior de idosos a migrar para o Sistema Único de Saúde, agravando a crise nesse setor público. "Se essa migração para o SUS for estancada, o incentivo fiscal que for concedido aos planos de saúde particulares já estará financeiramente compensado", garante Baleia Rossi.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp