Deputado dá palestra aos alunos da Fatec-Bauru


10/03/2009 14:14

Compartilhar:

Pedro Tobias e Ângelo Luiz Cortelazzo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PEDROTOBIAS10MAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) ministrou palestra na noite desta sexta-feira, 6, aos cerca de 160 alunos do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bauru, mantida pelo governo do Estado por meio do Centro Paula Souza.



Além de Pedro Tobias, o coordenador de Educação Superior do Centro Paula Souza, professor-doutor Ângelo Luiz Cortelazzo, também proferiu palestra sobre o Ensino Tecnológico no Brasil. As duas palestras fizeram parte da cerimônia de abertura das atividades letivas do calendário acadêmico da Fatec-Bauru.



Na abertura do evento, a diretora da Fatec-Bauru, Selma Candelária Genari, agradeceu os palestrantes convidados e deu boas vindas aos alunos calouros e aos veteranos do primeiro curso implantado na instituição desde setembro de 2008. "A Fatec-Bauru já é uma realidade e estamos empenhados para dar o melhor de nós. Quero agradecer o professor Ângelo, que contribuiu bastante para o projeto pedagógico do curso e ao deputado Pedro Tobias, que tem se dedicado ao plano de expansão de Escolas Técnicas e Fatecs na região, especialmente a nossa de Bauru".



A diretora da Fatec-Bauru acrescentou que as palestras contribuem para a formação acadêmica dos alunos e mostra que o Centro Paula Souza prima pela excelência da qualidade de ensino.



Autor da sugestão do primeiro curso implantado na Fatec-Bauru, o deputado Pedro Tobias cobrou uma participação efetiva da sociedade civil organizada no sentido de ajudar no processo de escolha de novos cursos. "Lembro-me que, na época, sugeri o curso de tecnologia em sistemas biomédicos, que dá manutenção e gerencia os equipamentos médicos-hospitalares, porque faltam profissionais qualificados nesta área em nossa região. Agora, temos um novo desafio. Escolher novos cursos de acordo com a vocação e a demanda de nossa região. O governo do Estado é democrático e espera o envolvimento dos setores produtivos para implantar novos cursos na Fatec-Bauru", ressaltou Pedro Tobias que, mais uma vez colocou seu Blog (www.pedrotobias.com.br) para receber sugestões da população.



Falando muito mais de sua experiência profissional como médico há mais de 30 anos, Pedro Tobias disse que a revolução tecnológica avança rapidamente em todas as áreas e, na medicina não é diferente. Segundo ele, o primeiro curso da Fatec-Bauru vai formar profissionais qualificados para dar manutenção e gerenciamento aos equipamentos médicos-hospitalares. "Esse mercado é promissor em nossa região, uma vez que atualmente existe uma carência muito grande. Com esses especialistas do setor, vamos garantir rapidez no conserto dos equipamentos e economia na aplicação de recursos públicos", avalia o deputado.



Diante de uma platéia formada basicamente por futuros Tecnólogos em Sistemas Biomédicos, Pedro Tobias disse que na área da saúde não pode haver falhas porque os profissionais estão trabalhando para salvar vidas humanas. "É preciso haver muita responsabilidade, dedicação e competência. Quem não gosta de saúde larga dela", aconselhou o médico de forma enfática.



Lembrando da instalação em Bauru da Escola Técnica (Etec) Rodrigues de Abreu, Pedro Tobias disse que enfrentou resistência e até preconceito na época para a escolha do local e hoje a referida instituição já é um sucesso. "Vocês (alunos) vão enfrentar novos desafios e terão que aprender a lutar para viabilizar outras conquistas. Na vida, nada é dado a ninguém, tudo deve ser conquistado. Por isso, vamos à luta e contem sempre comigo", salientou o deputado. Ele também fez questão de ressaltar aos alunos que a construção da Fatec-Bauru é a única no Estado de São Paulo em que o governo paulista está investindo cerca de R$ 6 milhões no prédio que, segundo ele, é uma obrigação do município. "Isso também valoriza a conquista e deve ser comemorado por todos nós", disse Pedro Tobias.



Representando a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o professor doutor Ângelo Luiz Cortelazzo exibiu números do plano de expansão de Escolas Técnicas e de Faculdades de Tecnologia no Estado. "Nunca houve tantos investimentos no ensino técnico médio e superior como agora. Na verdade, esse processo teve início em 2002, durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin, que hoje é o secretário estadual de Desenvolvimento, Pasta em que o Centro Paula Souza está vinculado".



Cortelazzo também disse que a primeira turma de alunos formandos da Fatec-Bauru tem uma responsabilidade especial no processo de crescimento qualitativo da instituição. "Vocês (alunos) vão nos ajudar a corrigir eventuais falhas e serão os primeiros a divulgarem o sucesso do curso e da Fatec", disse.

alesp