É primavera...

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo homenageia a chegada da estação
22/09/2005 18:11

Compartilhar:

"Explosão Rosa" " Uydad Nassar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Explosao Rosa Uydad Nassar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Vaso de Flores" " Josifa Aharony<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vaso de Flores Josifa Aharony.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Leitura ao Ar Livre" " W. Vitorino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/W Vitorino Leitura ao Ar Livre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Primavera" " Maria Adélia Jabur<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera Maria Adelia Jabur.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Abstraindo a Cathleya" " Sueli Dabus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Abstraindo a Cathleya Sueli Dabus.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Primavera" " Antonia Longo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera Antonia Longo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estação que os seres humanos devem manter viva no coração, a primavera que hoje se inicia, transmite-nos uma agradável sensação fazendo renascer em nós a vida com todo o seu esplendor.

Poetas e artistas sempre decantaram a primavera com o desabrochar das flores. Numa homenagem significativa à nova estação, oferecemos aos nossos leitores uma seleção de quadros alusivos e pertencentes ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, além de uma poesia de Edna Liany Carreon, intitulada Primavera.

PRIMAVERA

Edna Liany Carreon

"O perfume está no ar...

As flores pedem passagem,

querem enfeitar e perfumar nossas vidas!

Sejam bem vindas as flores

Chegou a Primavera!

A nova estação chega sorrindo,

Alegre e perfumada,

mostrando o quanto foi esperada...

E na primavera...

O sol brilha contente,

as flores desabrocham felizes,

parecem brincar, distribuindo cores e perfumes,

inebriando de amor,

os corações apaixonados."



"Leitura ao Ar Livre" " W. Vitorino

A pintura desse artista deve ser observada em silêncio, com religioso recolhimento, pois nos encontramos frente a obras nascidas de felizes momentos de pausa e encantamento, graças a uma mágica inspiração realística.

"Vaso de Flores" " Josifa Aharony

A natureza dessa artista é caracterizada, seja de uma escrupulosa sinceridade, seja pelo panteístico sentimento que a cor consegue exprimir substituindo-se ao desenho que a absorve e a engloba dentro de si, para transmitir emoções e sensações tão universais.

"Primavera" " Maria Adélia Jabur

É evidente a participação sentimental da pintora ao grande espetáculo da natureza, da qual consegue um fraseado pictórico repleto de espontaneidade, capaz de comunicar imediatamente a emoção provocada pela representação.

"Explosão Rosa" " Uydad Nassar

O encanto de suas composições florais é onírico, no qual os elementos veristas são ocasiões filtradas para ascender o arco-íris dos sentimentos. Tanto no seu domínio cromático como nas delicadas passagens de uma cor para outra, descobre-se que sua pintura possui misterioso fascínio.

"Abstraindo a Cathleya" " Sueli Dabus

O tema central de seus quadros, geralmente constituído de flores, aparece quase sempre levemente desfocado pelo relevo e pela cor. As subjetivações que a artista transmite são inspiradas pela natureza de um mundo idealizado e surreal.

"Primavera" " Antonia Longo

A poesia de seus quadros não tem necessidade de muitas mediações interpretativas, expressa que é de maneira clara ao espectador, participante de um evento que não deriva da realidade, mas dela faz parte e constitui uma das manifestações mais vizinhas às nossas necessidades existenciais.

alesp