Árvore: símbolo de vida e preservação da humanidade

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
20/09/2006 17:17

Compartilhar:

<i>Ipê Amarelo</i>, Mirthes Bernardes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arvore MirthesBernardesIpeamarelo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Árvore Florida</i>, Sou Kit Gom<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arvore souobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Pantanal III</i>, Helena Kazue Nakai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arvore HelenaNakaipaisagempantanal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Árvore</i>, Valério Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arvore obra_ValerioDias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia da Árvore, que hoje se comemora em todo o Brasil, nos faz lembrar de uma placa de bronze existente nos pés da árvore mais frondosa de uma praça de Buenos Aires, em que o escritor argentino Domingos Faustino Farmiento gravou a seguinte mensagem:

"Tu, que passas e levantas contra mim os teus braços, antes de fazer-me mal, olha-me bem. Sou o calor do teu lar nas longas e frias noites de inverno. Sou a sombra amiga que te protege contra os rigores do sol. Meus frutos saciam a tua fome e aplacam tua sede. Sou a viga que suporta o teto de tua casa, a tábua de que tua mesa é feita, e a cama em que dormes e descansas. Sou o cabo dos teus instrumentos de trabalho e a porta da tua casa. Quando nasces, embalam-te num berço feito de minha madeira, e quando morreres, teu ataúde o será também, e te acompanhará ao seio da terra. Se me amas como mereço, defende-me dos insensatos e faz com que me respeitem, porque eu sou a ÁRVORE".

Paralelamente a esta reflexão, aqui fica o convite para conhecer algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que têm a árvore como tema principal.



Árvore Florida " Sou Kit Gom " "O pintor serve-se da cor para articular formas, criar ritmos, exprimir com eficácia e poder de síntese impressões que nascem da natureza de quem ouve as sugestões e traduz as implicações."



Pantanal III " Helena Kazue Nakai " "Sua pintura possui uma vitalidade romântica, dando a esse termo o significado de sentimento ativo da natureza."



Flamboyant em Flor " Valério Dias " "Intimamente ligado à natureza e ao meio ambiente, dedica essa fase pictórica à árvore na paisagem brasileira, uma visão que sugere um diálogo com a realidade."



Ipê Amarelo " Mirthes Bernardes " "Suas composições em esmalte bem demonstram o positivo de sua arte e apresentam um diálogo aberto, através de um figurativo bem impostado no desenho e acompanhado de um cromatismo brilhante."

alesp