População do ABC cobra hospital estadual


19/11/2008 18:18

Compartilhar:

Donisete Braga e o secertário Barradas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/DONISETE E BARRADAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população do Grande ABC com muita expectativa aguarda a resposta do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, sobre a reivindicação de um hospital estadual para atender aos 700 mil moradores da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Isto porque em 1º de novembro último terminou o prazo de 45 dias fixado pelo próprio secretário para concluir estudos sobre a viabilidade da construção do hospital. Barradas Barata, no entanto, pediu mais dez dias para dar o parecer do Estado.

"Os sete municípios da região, que arrecadam 8% do PIB estadual, e sua população merecem mais investimentos na saúde", resume o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT). Em 17/9 deste ano ele entregou abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas pró-hospital ao secretário da Saúde. O deputado, na ocasião, estava acompanhado de prefeitos e de lideranças dos movimentos da área da saúde na região.

Donisete Braga enfatiza os anseios dos moradores quanto à resposta do secretário da Saúde. "É muito grave a situação da saúde no ABC paulista, especialmente na cidade de Mauá, onde vários serviços foram interrompidos por faltar recursos", observou. O 1º secretário do Legislativo paulista preocupa-se, ainda, com duas obras que refletirão diretamente no aumento da demanda por serviços médicos. São a conclusão das obras do Rodoanel e a duplicação da rodovia Índio Tibiriçá, que corta o ABC.

"O secretário Barradas Barata entendeu a iniciativa, de caráter suprapartidário, como legítima", disse o deputado em referência à presença de quatro prefeitos de partidos distintos presentes ao encontro, no qual foi formalizada a reivindicação pró-hospital. Desde 2001 Donisete Braga luta em conjunto com os movimentos de saúde da região pelo hospital.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp