Deputada debate instalação de curso de História em Itu com reitora da USP


05/11/2007 10:50

Compartilhar:

Deputada Rita Passos, professora Suely Vilela e prefeito Herculano Passos Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RITA PASSOS REITORA USP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última terça-feira, 30/10, a deputada Rita Passos (PV) e o prefeito de Itu, Herculano Passos Jr., estiveram reunidos com a reitora da USP, professora Suely Vilela, no campus da universidade em São Paulo. Na ocasião, Rita Passos e Herculano Passos Jr. solicitaram à reitora a realização de um estudo para a instalação de um curso de graduação de história no município de Itu. De acordo com Rita Passos, "a professora Suely Vilela mostrou-se muito simpática ao nosso pleito. Informou-nos sobre a necessidade de um estudo técnico e que seja verificada, no momento, a possibilidade financeira da USP para a instalação da faculdade de história na nossa querida cidade de Itu para breve".

A USP já está presente no município de Itu desde 2005, com a Biblioteca Edgar Carone, instalada na Casa do Barão. A biblioteca abriga o maior acervo sobre república existente no Brasil. "Um curso de história em Itu, público e gratuito, é muito importante para nosso município, uma vez que Itu é a sétima cidade do Estado de São Paulo, completará 400 anos em 2010, e possui um acervo maravilhoso sobre história na biblioteca Edgar Carone, que poderá servir como laboratório para o curso. Itu está desenvolvendo-se e para isso é preciso investir na educação. Já conseguimos a FATEC, cujas aulas começarão em 2008, e logo a USP, se Deus quiser", salienta a deputada Rita Passos.

Além da solicitação de um estudo para a instalação do curso de história em Itu, a deputada Rita Passos e o prefeito Herculano Passos Jr. convidaram a professora Suely Viela para uma visita a Itu e, especialmente, à Casa do Barão e à Biblioteca Edgar Carone.

rpassos@al.sp.gov.br

alesp