ONG de Jundiaí é a primeira do Brasil a ter veículo para resgate de animais selvagens


23/09/2011 11:12

Compartilhar:

Veículo tem maca e equipamentos de primeiros socorros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/PEDROBIGARDIongAMB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A organização não governamental Associação Mata Ciliar de Jundiaí recebeu um veículo completamente adaptado para o resgate de animais silvestres em toda a região. A iniciativa se concretizou a partir de emenda do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), que garantiu os R$ 65 mil necessários à compra da viatura.

O resgate animal conta com maca e equipamentos para primeiros socorros, além de uma caixa apropriada para o transporte e, futuramente, uma arma anestésica. É o primeiro veículo do Brasil destinado exclusivamente ao resgate da vida selvagem.

O socorro aos animais silvestres será feito por veterinários e biólogos que atuam na própria ONG. "Fizemos uma visita oficial à entidade e nos foi pedido esse veículo. Conseguimos a aprovação da emenda na Assembleia Legislativa e estamos muito felizes por isso", comentou Bigardi.

De acordo com a coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania, a aquisição do veículo aumentará as chances de sobrevivência dos animais em 50%.

"Recebemos desde animais que se machucam em cercas elétricas até onças. Todos os profissionais que atuam na Mata Ciliar estão preparados para este trabalho, mas o que faltava mesmo era o veículo", lembrou Cristina.

A entidade jundiaiense é responsável pelo Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais, uma referência internacional para pesquisas sobre esses animais tanto em cativeiro quanto em vida livre. (mlf)



pabigardi@al.sp.gov.br

alesp