Seminário aborda direitos das mulheres


27/06/2008 21:53

Compartilhar:

II Seminário de Estudos Espaço Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/semina mulher 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O seminário contou com a presença de representantes de parlamentares e de diversas entidades femininas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/semina mulher1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se na Alesp na sexta-feira, 27/6, o II Seminário de Estudos Espaço Mulher, com a presença de representantes de parlamentares e de diversas entidades femininas. Na abertura do evento, a professora Elisabeth Mariano falou de sua vivência na defesa dos direitos femininos e de sua intenção de estabelecer, no Espaço Mulher, entidade que fundou há 21 anos, um grupo de análise sobre a problemática feminina. Ela falou também sobre o tema geral do evento, "A aplicabilidade das leis que defendem os direitos humanos das mulheres".

Os Direitos Humanos e a Globalização foram o tema do professor Antonio Limongi França, diretor do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM/SP). A professora Dalva Christofoletti Paes da Silva, diretora-presidente do Centro de Estudos e Apoios aos Municípios e Empresas (Ceame) e presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Ação e Política Social (Abramapos), falou sobre a A realidade paulista na política de implementação das leis em defesa da mulher. Teresinha Covas Lisboa, professora e presidente do Fundo de Apoio à Pesquisa em Saúde (Fapesa), abordou o tema Empresas que respeitam os direitos humanos das mulheres livram-se de indenizações judiciais.

A dignidade da pessoa humana frente ao abuso do direito do consumidor foi o tema do professor Luis Carlos de Oliveira Massoco, da Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OAB/SP; e a professora dos programas de Mestrado e Doutorado em Relações Públicas/ECA-USP, Sidinéia Gomes Freitas, palestrou sobre o tema A cidadania no Brasil. Questões do cotidiano.

O psicanalista e especialista em medicina comportamental pela Unifesp, Jurandyr Jantalla, conduziu uma vivência intitulada Saiba como se livrar dos efeitos do estresse e fazer uma energização para uma vida saudável. Ao término do evento, houve apresentação musical pelo grupo Canto & Prosas Trio de MPB e Serestas, composto por Sandra Nogueira, Heraldo Faria e Fátima Viáfora.

alesp