Deputado debate reutilização da água


13/02/2006 09:47

Compartilhar:

Caramez em seminário sobre o reúso da água<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Caramez ciesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Setores ligados ao meio ambiente e à indústria se reuniram na quarta-feira, 8/2, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para discutir a reciclagem ou reutilização da água como forma eficiente de aproveitamento desse bem precioso para a vida humana.

O seminário, que teve como tema central o reuso urbano e industrial, foi proposto pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra) e pela Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente (Avepema), com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e da empresa Abbate Construção Cível e Ar-Condicionado.

O deputado João Caramez (PSDB) participou como mediador do painel que tratou do aproveitamento de águas de qualidade inferior de modo sustentável, que teve apresentação da pesquisadora e engenheira do Cirra, Simone May.

Caramez falou da importância do reuso, principalmente, pelas indústrias que começam a aderir ao programa implantado pela Sabesp, e da lei que normatiza a cobrança do uso da água em todo o Estado. Salientou que a reutilização, apesar de ser um conceito novo na história, é sem dúvida a forma viável de preservar o bem natural que pode se tornar escasso pelo mau uso.

O evento abordou vários aspectos do reuso e trouxe técnicos como o professor José Carlos Mierzwa, diretor do Cirro e professor da USP, Ivanildo Hespanhol, além da participação do presidente da Ciesp, Cláudio Vaz, que abriu o seminário.

Os painéis apresentados mostraram que a limitação de reservas de água doce no planeta; o aumento da demanda de água para atender, principalmente, o consumo humano, agrícola e industrial tornaram-se alarmantes, e a urgente medida estratégica que visa racionalizar a utilização dos recursos hídricos e mitigar os impactos negativos relativos à geração de efluentes pelas indústrias, só será possível através da reutilização da água.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp