Presidente da Comissão de Educação critica requisito para reajustar salários de professores
O governo do Estado dá mais uma demonstração de autoritarismo no trato com os educadores da rede estadual de ensino. A crítica foi disparada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), do alto da tribuna da Assembleia Legislativa, na reabertura dos trabalhos do Parlamento paulista nesta segunda-feira, 3/7. Presidente da Comissão Permanente de Educação, Prandi comentou a proposta do Poder Executivo de criar uma prova que irá nortear os reajustes salariais para o magistério.
"Mais uma vez, o Estado age com autoritarismo ao não discutir a proposta com a categoria. Há 14 anos é assim, educadores e educandos usados como cobaias para os experimentos dos governos tucanos, que perpetuam um crime de lesa-geração", enfatiza a deputada Prandi, que vai convocar as entidades representativas do magistério para discutir o projeto do governo na Comissão de Educação. Segundo a parlamentar, o Estado mascara a falta de uma política educacional consistente com um novo factóide.
"É lamentável o nível de desvalorização dos educadores pelo governo do Estado. Não há uma política salarial, tampouco um plano de carreira. Após a política de bônus, agora surge esta nova invenção, que vai criar abismos salariais dentro do magistério, à medida que somente 20% terão acesso ao "reajuste". Enquanto isso, aposentados e pensionistas, por exemplo, continuam segregados", acrescenta a deputada, defendendo que a comunidade educacional seja ouvida na definição da política estadual para o setor.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações