CPI constata desvio de material ferroviário


10/02/2010 16:35

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira é titular na CPI do Sistema Ferroviário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/HAMILTONFERROVIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou, na última terça-feira, 9/2, de mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Ferroviário, em andamento na Assembleia Legislativa. Hamilton é membro titular dessa CPI. Na oportunidade, foram ouvidos o representante da extinta RFFSA, Miguel Roberto Ruggiero, e o chefe da Controladoria Geral da União em São Paulo, Nivaldo Germano.

Investigação realizada pela Polícia Federal constatou que materiais da rede ferroviária, em São Paulo, têm sido desviados, roubados e vendidos como sucata. Perícias realizadas pela Operação Fora dos Trilhos, da PF, mostraram que, entre eles, havia muitos equipamentos ainda em condições de uso.

Questionado sobre isso, Miguel Ruggiero declarou-se decepcionado com a privatização da Fepasa. Ele afirmou que as concessionárias não têm cumprido os contratos. E lembrou que, pela concessão, as empresas deveriam disponibilizar horários para o transporte de passageiros.

Hamilton pediu a Ruggiero que comentasse a denúncia de sindicalistas sobre a existência de integrantes da Polícia Ferroviária trabalhando na CPTM. "É uma contradição: a RFFSA reclama de quadro reduzido de funcionários e cede seus especialistas em segurança para outra empresa", questionou Hamilton, que solicitou, então, o envio à CPI de uma lista com o nome de todos os funcionários dessa área.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp