Homenagem aos 75 anos de fundação da UNE


10/11/2011 22:49

Compartilhar:

Gerson Bittencourt, Leci Brandão e Daniel Iliesco, presidente nacional da UNE <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/UNEVLM44073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> União Nacional dos Estudantes recebe homenagens em cerimônia na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/UNEVLM4071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi homenageada nesta quinta-feira, 10/11, no auditório Paulo Kobayashi, a convite dos deputados Leci Brandão (PCdoB) e Gerson Bittencourt (PT), a União Nacional dos Estudantes UNE, movimento estudantil fundado em 1937 que, ao longo de seus anos, marcou presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil. Os primeiros anos da UNE acompanharam a eclosão do maior conflito humano da história: a Segunda Guerra Mundial.

Após a Guerra, a UNE teria fortalecido sua participação e posicionamento frente aos principais assuntos nacionais. Hoje, o movimento estudantil se mobiliza em grandes bienais, que valorizam áreas como ciência, tecnologia, cultura e esporte, em movimentos de estudantes e outros grupos.

De acordo com Gerson Bittencourt, a homenagem deve-se ao fato de a UNE sempre valorizar a luta e todas as importantes bandeiras que vêm sendo levantadas, não só em benefício da classe estudantil, mas de todo o povo brasileiro em termos socioculturais. "Essa luta se fortalecerá muito agora, com a reconstrução de sua sede, no Aterro do Flamento (RJ), assim como com a construção do novo Centro de Cultura e Arte da UNE - CUCA", disse.

alesp