Sindicato dos Comerciários comemora aniversário na Assembleia Legislativa


29/05/2009 22:16

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/MAC 07.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora os 68 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/solcomerc32.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração dos 68 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/MAC 34.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação conjunta dos deputados Simão Pedro e Vicente Cândido, ambos do PT, foram comemorados, em sessão solene, os 68 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o maior sindicato da América Latina, conforme declarou Simão Pedro, que presidiu a mesa diretora.

Simão Pedro ressaltou a história de lutas e conquistas do sindicato e sua representatividade nas diferentes regiões da cidade: "não existe bairro que não tenha comerciário, seja numa pequena loja, seja num bazar". O deputado declarou carinho especial pela categoria e pela diretoria do sindicato, quando não pelas quase sete décadas de existência, ou pelos mais de 400 mil associados, por ter sido o sindicato o seu primeiro emprego.

Todos os deputados presentes no evento ressaltaram a combatividade do sindicato no interesse dos seus associados. Olimpio Gomes (PV) lembrou da luta da atual diretoria para conseguir o reconhecimento da profissão de comerciário e declarou: "A casa do povo paulista quando aplaude o sindicato é o povo paulista aplaudindo os comerciários".

Davi Zaia, que além de 2º vice-presidente da Assembleia é vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores, central que congrega 553 filiados, entre eles o Sindicato dos Comerciários, declarou a importância e o peso de um sindicato que tem mais de 400 mil associados. "Um número muito expressivo. A atual diretoria vem fazendo uma revolução no sindicato, filiando e qualificando os comerciários. Um sindicato que merece todo nosso respeito" finalizou.

O presidente do sindicato, Ricardo Patah, lembrou da combatividade das últimas três diretorias e disse estar há cinco anos à frente da atual. "Nesses últimos anos temos enfrentado muitas adversidades, principalmente quanto à rotatividade. Tem empresário que renova anualmente 100% de seu quadro de empregados. Graças a esse expediente, os aumentos reais que conseguimos acabam sendo perdidos. Mas temos dado ênfase à criação do primeiro emprego e investido bastante na inclusão social, através de trabalhos junto a comunidades carentes, como no caso da adoção de uma favela no Rio Pequeno". Patah lembrou ainda da preocupação que o sindicato tem com a qualificação dos comerciários: "fizemos convênio com mais de 100 instituições de ensino".

Vicente Cândido, um dos patrocinadores do evento, foi coerente com os colegas e também ressaltou a importância do sindicato e de seu respeito pela categoria.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo institucional contando um pouco da história do sindicato e mostrando as realizações da atual diretoria. Foram ainda entregues placas comemorativas aos diretores e buquê de flores para as diretoras.

alesp