Jacareí debate desenvolvimento no Vale do Paraíba


29/10/2009 18:56

Compartilhar:

Carlinhos (ao microfone) em seminário no Vale do Paraíba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CARLINHOS2JACAREI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Jacareí sediou, no dia 24/10, o seminário "Desenvolvimento Regional " Presente e Futuro Frente às Novas Perspectivas", que reuniu dois grandes líderes políticos do PT do Vale do Paraíba para debater os caminhos da região: o deputado Carlinhos Almeida e Marco Aurélio de Souza, ex-prefeito da cidade por duas gestões consecutivas. Estiveram presentes também outras lideranças como o atual prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, e o vice Adel Charaf Eddine, além dos vereadores da cidade Alex da Fanuel, Laudelino Amorim e Professor Marino Faria, todos do PT, Edinho Guedes (PPS) e a vereadora Amélia Naomi (PT), de São José dos Campos.

O ex-prefeito dedicou sua participação especialmente para apresentar em detalhes para uma plateia de cerca de 300 pessoas o que significa a hipótese de transposição de águas do rio Paraíba do Sul, com direito a muitas críticas ao governo do Estado pelo descuido com os mananciais da Capital, desperdício de água e falta de tratamento de esgoto. Também se mostrou preocupado com a destinação do lixo. "É uma dívida muito grande e um desafio para o meio ambiente esta questão. Segundo a Cetesb, seis cidades da nossa região estão com aterros sanitários irregulares", complementou Marco Aurélio. Já Carlinhos abriu sua participação mostrando imagem de satélite das cidades de São José dos Campos e Jacareí. Desafiou os presentes a identificar a divisa entre ambas. "As duas cidades estão coladas e a isto chamamos de conurbação", informou. Disse que "é fundamental conhecer a região para perceber que uma iniciativa boa para Jacareí também é boa para São José dos Campos, assim como outras cidades da região, porque há uma integração muito grande", ao defender políticas metropolitanas para a região.

Carlinhos destacou ainda o desafio das grandes disparidades econômicas e sociais da região e como fazer para aproveitar ao máximo as oportunidades desta nova fase do país. Mostrou o tamanho dos investimentos federais na região do Vale da Paraíba, tratando especialmente do Trem de Alta Velocidade, mas também dos enormes empreendimentos de petróleo e gás, o suporte ao setor de ciência e tecnologia e aeroespacial, e programas como o PAC de Saneamento e Habitação e o programa Minha Casa, Minha Vida.



carlinhos@carlinhos.org

alesp