Lançada Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte


05/07/2007 20:34

Compartilhar:

A frente vai atuar como um instrumento político para definir estratégias e buscar soluções para os problemas da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALE PARAIBA  PUBL MAU_0019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aloisio Vieira, Carlos Vilela, padre Afonso Lobato e Mozart Russomanno <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALE PARAIBA MESA MAU_0013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALE PARAIBA  MESA 2 MAU_0016.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada, nesta quinta-feira, 5/7, no auditório Teotônio Vilela, a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Por iniciativa do deputado Mozart Russomano (PP) e presidida pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV), a frente vai atuar como um instrumento político para definir estratégias e buscar soluções para os problemas da região. Formada por um grupo suprapartidário de parlamentares, todos com representação no Vale do Paraíba, a frente parlamentar irá fomentar a adoção de políticas públicas, em parceira com o Consórcio de Desenvolvimento da Vale do Paraíba (Codivap), entidade que representa os 44 municípios da região.

"O Codivap " composto pelo Codivap Prefeitos e o Codivap Câmara " é um consórcio que veio para ficar. Há muito tempo ele luta pelas necessidades locais, e estamos juntos nessa luta. Eu tenho viajado muito, e vejo que as melhorias só vão para os municípios de outras regiões. Que o governador volte sua sensibilidade para nossa região, tão rica, mas esquecida!", afirmou Luis Carlos Gondim (PPS), sugerindo que o deputado Carlinhos de Almeida (PT), como parlamentar do partido do governo federal, agende encontro com representantes de ministérios para facilitar a liberação de as verbas.

Alavanca política

"O Codivap é uma alavanca política dos prefeitos, um potencial que precisa ser utilizado. Os prefeitos são aqueles que conhecem os problemas da sua região, e junto com os deputados podem levar o que realmente precisam ao governo do Estado. O município é a unidade onde começa a mobilização, e nós, prefeitos, queremos soluções regionais para os problemas que só nós temos conhecimento", afirmou o prefeito de Caçapava e presidente do Codivap prefeitos, Carlos Vilela. "Sugiro que tenhamos uma agenda de encontros pré-fixada e, entre outras iniciativas, que façamos reuniões conjuntas com a Frente da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil), que é reivindicação de Lorena, pertencente ao Vale do Paraíba", propôs Aloísio Vieira (PDT).

A sessão contou ainda com a participação de outros deputados da frente, declaração do presidente do Codivap Câmara, o vereador de Caçapava Luiz Neto, e manifestações de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios da região. O coordenador Afonso Lobato sugeriu e foi aprovada a realização de uma reunião da frente na próxima terça-feira, 10/7, às 14h30, na liderança do PV, para que seja elaborado um cronograma de atuação tendo por base todas as sugestões colocadas pelos participantes do evento. Fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, além dos já citados, os deputados Marcos Bertaiolli (DEM) e Antonio Carlos (PSDB).

alesp