A escultura de T.C.Carneiro tem como tema central o ser humano em formas e posições muito expressivas. Seus corpos, com volumes arredondados, parecem tensos sob o sofrimento da solidão que não consegue se exteriorizar. Densos e de uma grande força interior, seus personagens - femininos de preferência - se identificam na luta pela sobrevivência no mundo de hoje.Modeladora sutil e sensível, a escultora aflora uma certa ortodoxia mesmo na mutação da expressão formal. Recorrer ao ritual da memória, olhar de tanto em tanto os antigos esplendores esculturais do Renascimento, é um confronto para as intuições que descobrem o véu do futuro a uma artista que, com sentimento e habilidade, se lança no difícil caminho da arte.Preservando a espontaneidade a artista constrói sua obra num clima singular, longe de modismos, mas não das correntes significativas da arte contemporânea. Ela transmite a seus personagens uma forte introversão, um olhar de tristeza, uma postura de longa espera e parecem estar "a la recherche de soi même", onde um gesto sufocado de sofrimento emana do seu ser. Através delas vemos aparecer à vida de todos os dias em duas fases: como se realmente vivêssemos a cena e, ao mesmo tempo, sob a evocação que tem nossa memória ou nosso inconsciente.Justamente envolvida por essa dualidade da vida cotidiana, a escultura de T.C. Carneiro, "Devaneando", doada ao Museu de Escultura ao Ar Livre da Assembléia Legislativa, se constitui numa obra repleta de emoção, mas que deixa descobrir, sem dúvida, a unidade de seu pensamento através da fidelidade à algumas teses e ao prosseguimento de uma pesquisa que deve continuar obstinada, quase metódica.A ArtistaEscultora, pintora e fotografa, T. C. Carneiro, pseudônimo artístico de Teresa Cristina Carneiro, nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1954. Reside em São Paulo desde 1987. Graduou-se inicialmente em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, após prestar concurso foi nomeada Auditora Fiscal Federal do INSS.Desde muito jovem interessou-se pelas artes plásticas pintando telas a óleo, dentro de uma linha impressionista. Apaixonada pela fotografia aproveitou de suas viagens de estudo e observação pelo Velho Mundo para fotografar as esculturas dos grandes mestres, principalmente na Grécia e na Itália. Bernini, Rodin e Michelangelo mereceram sempre sua atenção, estudos e pesquisas sobretudo nos Museus de Roma, Paris, Florença e Atenas.No início da década de 80, começou um curso de pintura com o professor Miguel Lopez, em São Paulo e continuou com o professor Vitorino nos anos 1999 e 2000. Seguiu ainda em 2003, um curso de desenho e interpretação da figura humana com o conhecido professor Philip Hallawell. Atualmente participa do curso sobre pintura realista, ministrado pelo artista plástico e professor Maurício Takiguthi. Participou do IX Circuito Internacional de Arte Brasileira que se realizou na Canning House Gallery em Londres, na Casa do Brasil em Madri, na UCCLA em Lisboa e no Museu da Pampulha em Belo Horizonte durante o ano de 2004.Desde o ano passado iniciou um curso de escultura com o professor Israel Kislansky, apreendendo a moldar em argila para depois fundir em bronze e resina de poliéster. Tal o entusiasmo e a dedicação à escultura que em junho de 2003 foi selecionada no 54º Salão Paulista de Belas Artes, com a obra "Juntando as mãos", incluída no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa e a obra "Devaneando", no Museu de Escultura ao Ar Livre.