Os 18 anos da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria, e pela Vida


28/04/2010 18:22

Compartilhar:

Plínio de Arruda Sampaio e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIApiinio de arruda sampaio e dep simao2ROB (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clodoaldo Batista e Cícero de Crato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIAclodoaldo batista e cicero de crato2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIApiinio de arruda sampaio e dep simao2ROB (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Luzzi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIAandre luzzi2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene em homenagem aos 18 anos da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria, e pela Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIAmesa5ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plínio de Arruda Sampaio, Simão Pedro, André Luzzi e João Carlos Alves <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/ATOSOLCIDADANIAAmesa4ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovido da Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional, coordenada pelo deputado Simão Pedro (PT), foi realizado nesta terça-feira, 27/4, ato solene em homenagem aos 18 anos da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria, e pela Vida. O coordenador-geral do comitê estadual da Ação da Cidadania, André Luzzi, declarou que o movimento nasceu de um desdobramento da luta pela ética na política, iniciada na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. "Na ocasião, já havia um grupo organizado que trabalhava pela garantia dos direitos humanos e pelo combate à exclusão. A organização foi crescendo e hoje constatamos que a luta deu resultados. O mais recente foi a aprovação, em 2005, da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional", informou.

"Depois da Constituição de 1988, sentimos a necessidade de criar um grupo que se dispusesse a brigar toda vez que houvesse violação dos direitos humanos. Em decorrência disso, eu, o Betinho (Herbert de Souza) e dom Luciano Mendes resolvemos formar a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria, e pela Vida. Acredito que a fome e a miséria são imorais", declarou o ex-deputado constituinte Plínio de Arruda Sampaio.

Simão Pedro lembrou que o Betinho já havia lançado o desafio: "Quem tem fome tem pressa". Por isso o deputado afirma que são necessárias ações emergenciais para debelar a fome, além de ações estruturais. "Nos 18 anos da Ação da Cidadania devemos relembrar os seus princípios, suas vitórias e derrotas, refletir e avançar". Compôs a mesa de debates, além dos já citados, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Mauá.

alesp