Chegada do ano novo chinês é comemorada na Assembleia


03/02/2011 19:08

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AnoNovoChinesMMY02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AnoNovoChinesMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemorações na Assembleia do ano novo chinês <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AnoNovoChinesMMY03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AnoNovoChinesMMY04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o Hall Monumental decorado de arranjos tradicionais, com lanternas, ideogramas e enfeites florais nas cores vermelha e dourada, a Assembleia Legislativa foi palco, nesta quarta-feira, 2/2, de evento que comemorou a chegada do ano do coelho. O ano novo chinês, como é tradicional, tem como símbolo um animal.

O coelho representa um ano calmo com merecido descanso após todas as batalhas enfrentadas ao longo do ano anterior, o ano feroz do tigre. O ano teve início no horário brasileiro às 14h desta quarta-feira, 2/2, e termina em 22 de janeiro de 2012.

Segundo Heida Li, presidente da Associação Chinesa do Brasil, o simbolismo da primeira edição da festividade na Assembleia é um agradecimento à acolhida dos paulistas aos imigrantes. No Estado, segundo dados extraoficiais, residem hoje mais de 300 mil chineses e descendentes.

A presidente da associação está há 35 anos no Brasil e destaca como dificuldade para quem chega ao país a língua, mas como ela diz: "a hospitalidade do paulista compensa a complexidade do idioma e facilita a adaptação".

A festa foi aberta com as danças do dragão e do leão, a seguir vários grupos de dança, música chinesa e artes marciais se apresentaram. O encerramento do evento ficou por conta da Escola de Samba Gaviões da Fiel.

alesp