Deputado pede apoio do Estado para atender a Nefrologia


07/03/2012 16:50

Compartilhar:

Estevam, jornalista Isabel, Altair Lima e Ruy Barata<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/IMG_3964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Programa Saúde e Vida, da TV Assembléia, dia 6/3, Estevam Galvão (DEM) chamou a atenção do governador Geraldo Alckmin para a ampliação do atendimento aos doentes renais crônicos e prevenção da doença. No último ano, a Assembleia aprovou Projeto de Lei de autoria do deputado que concedia isenção no uso da água pelas clínicas de nefrologia. O projeto foi vetado pelo governador.

"Governador, o senhor tem razão, o projeto é inconstitucional, deveria ter sido apresentado pelo Executivo, não por mim. Nosso objetivo é chamar a atenção das autoridades para este grave problema. Envie-nos um projeto que atenda os doentes renais crônicos e terei prazer de votar favorável", afirmou Estevam.

Também participaram do programa a vice-presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp), Altair Lima, e o diretor da Sociedade, Ruy Barata.

"A doença renal crônica é grave e silenciosa. Não apresenta sinais ou sintomas nas fases iniciais, mas pode provocar morte precoce ou perda total dos rins, determinando a necessidade de diálise ou transplante renal", alerta o diretor da Sonesp.

Já a Dra Altair lembrou que a prevenção custa muito pouco para os cofres públicos e pode salvar vidas.

Nesta quinta-feira (8/3), a Assembleia realiza ato solene em comemoração ao dia Mundial do Rim. O evento, realizado pela Sonesp, conta com a parceria do deputado Estevam Galvão. (pm)



egalvao@al.sp.gov.br

alesp