Alunos do CPOR-SP conhecem o funcionamento do Parlamento paulista


23/06/2005 11:55

Compartilhar:

Grupo de elite do CPOR-SP ouve palestra do deputado Roberto Engler <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ENGLER  PALESTRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Roberto Engler

O deputado Roberto Engler (PSDB) recepcionou 180 alunos do grupo de elite do CPOR-SP, nesta terça-feira, 21/6, no Auditório Franco Montoro, do Palácio 9 de Julho. Depois de proferir uma palestra para os cadetes, em visita coordenada pelo Coronel Paulo Roberto Cardoso, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, Engler coordenou a visita pelas dependências da Assembléia Legislativa. O grupo passou pelos plenários das comissões e assistiu a uma sessão ordinária no plenário principal, Juscelino Kubitschek. Eles foram saudados também pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Garcia.

Ao lado do coronel Ademir Ramos, responsável pelo comando da polícia militar na Assembléia, que elogiou o parlamentar "como o mais brilhante do Estado", Engler deu uma aula de política. Ele fez uma explanação sobre o início de sua carreira depois de se formar em Matemática, dar aulas na USP e concluir mestrado e doutorado na matéria.

"Falar de política para vocês é um privilégio. Vocês são a elite pensante, escolhidos a dedo para manter viva a capacidade crítica, por isso, preciso falar um pouco de mim, afirmou, ao relatar que se iniciou na política como vereador. "Fui eleito, mas não sabia nada de política. Era um alienado. E hoje, no quarto mandato de deputado estadual, sei a importância de saber escolher bem os representantes do legislativo", esclareceu Engler.

Relator do orçamento do Estado por oito anos consecutivos, o deputado falou da importância dos três poderes, e ressaltou que o legislativo é "a sustentação da unidade da democracia. É o poder que contém a maior representatividade pois somos eleitos pelas regiões". Para o deputado, "a beleza da democracia está na amostragem da sociedade eleita. Se existem corruptos, é porque há corruptos na sociedade", referindo-se aos recentes escândalos envolvendo deputados federais. Para ele, "é um grande equívoco colocar todos os políticos no mesmo pacote. É preciso separar o joio do trigo para sabermos escolher melhor os nossos representantes", observou.

O deputado Engler enfatizou, em sua palestra, que "quando queremos melhorar, é preciso melhorar a sociedade. Não podemos virar as costas para todos os políticos pois estaremos nivelando por baixo. Vocês que são a elite do exército e que em breve, estarão conduzindo homens, precisam ter consciência da responsabilidade de participar acompanhando e aprendendo quem é quem na política. Só assim, construiremos uma sociedade melhor".

alesp