Inclusão de municípios no Programa Vila Dignidade


14/05/2009 19:20

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/EDMIRCHEDIDDIGNIDADE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) declarou que solicitará ao governo do Estado a inclusão de municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas no Programa Vila Dignidade, que visa garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. A intenção é construir pequenas vilas, especialmente projetadas para os idosos, dotadas de assistência social e atividades socioculturais.

Atualmente, os idosos no Estado somam 10% da população, contra 6% do total registrado em 1980. São mais de quatro milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Por isso, Chedid defendeu a iniciativa da criação de um programa específico para o idoso. "A população acima de 60 anos cresceu 47,8% entre 1997 a 2007. Nesse período, a população total no país cresceu 21%", argumentou.

Neste ano, serão investidos R$ 10 milhões na construção de 120 unidades em sete municípios. Para 2010, a previsão é que o investimento chegue a R$ 15 milhões. "Farei um pedido ao governador José Serra para que possa incluir municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas, visto que a população idosa nestas duas regiões acompanhou a tendência de crescimento registrada em nível nacional", explicou.

As casas do programa serão horizontais e terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos. Vários itens de segurança e acessibilidade também foram introduzidos nos conjuntos. "O programa atende às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista", finalizou Edmir Chedid.



echedid@al.sp.gov.br

alesp