Numa reunião com os remanescentes da Brigada de Emergência de gestões anteriores, a Secretaria Geral de Administração da Assembleia deu início, nesta quinta-feira, 14/5, a ações para retomar as atividades do grupo. O secretário geral de Administração, Celso Pinhata Júnior, reuniu os brigadistas com membros do destacamento da Polícia Militar responsável pelo policiamento e segurança do Palácio 9 de Julho, a fim de traçar o plano de ação para 2009/2010. Pinhata afirma que quer "retomar os cuidados com a segurança do prédio e das pessoas e também resgatar a qualidade de vida". A providência preliminar, a cargo dos brigadistas, é convocar todos os antigos membros da brigada e abrir inscrições para os novos interessados. A Cipa, após duas semanas de inscrições abertas, convocará eleição para líder e vice-líder da brigada e, a partir daí, já devem começar a ser realizados os treinamentos e a elaboração do novo plano geral de abandono incluindo a ampliação do Palácio 9 de Julho. Celso Matsumoto, gerente do Núcleo da Qualidade, elencou quatro ações iniciais para garantir plena eficiência à Brigada de Incêndio: verificar a quantidade e estado dos equipamentos; definir novo local de operações, melhor localizado e próximo às instalações da Polícia Militar no prédio; traçar as rotas de fuga, em vista das mudanças na planta do edifício; e verificar a sinalização. Também presentes, o sargento Gonçalves, bombeiro, relatou sobre a situação de equipamentos e extintores, e o capitão Cubas, oriundo do Corpo de Bombeiros, relatou já ter conhecimento das plantas baixas para a elaboração do plano de emergência. As funções da Brigada de Emergência estão disciplinadas no Ato 18/2004, da Mesa. Qualidade de vida e inscrições A Assembleia também vem trabalhando para obter o certificado ISO 14.000, que trata de excelência em gestão ambiental, com a implantação do Plano de Governança Sustentável. O plano abrangerá a correta destinação de resíduos sólidos, uso racional de recursos naturais, como água e energia, educação ambiental e adoção de práticas que melhorem a qualidade de vida. O recadastramento dos membros atuais e as inscrições de novos brigadistas estarão abertas, a partir de 18/5, na intranet da Casa. Os interessados devem clicar no ícone da Brigada e preencher o formulário de inscrição. Os formulários preenchidos devem ser entregues no Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação (sala 3057, 3º andar) até 1º/6. Os membros da brigada são treinados em técnicas de abandono do edifício em situações de emergência, primeiros socorros e combate a incêndio, em pista de treinamento. Além disso, colaboram com a verificação periódica dos equipamentos de segurança do prédio e realizam exercícios e simulações de emergência periodicamente.