Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Dante Caregaro

Dante Caregaro: um rico mosaico de sugestões na substância poética de suas paisagens
25/07/2011 12:52

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Paisagem de Ouro Preto" Clique para ver a imagem "> Dante Caregaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/Museu de Arte Foto do Artista Dante Caregaro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A paz e a serenidade das paisagens brasileiras sempre atraíram o pintor Dante Caregaro. O artista sabe amarrar os diversos planos numa suave gama de cores, criando concepções e visões originais e realizando um justo equilíbrio entre um passado acadêmico e as modernas tendências.



O meio expressivo da arte figurativa, particularmente quando se trata de temas paisagísticos, não perdeu a sua validade. Esta constatação vem espontânea frente às obras desse pintor que, paisagista nato, possui a capacidade de saber colher a nota cromática que prevalece na visão que retrata, transferindo-a com luminosidade na suas telas.



A luz que emana de seus quadros surge da própria maneira de contemplação da paisagem para a qual a originalidade, em vez de ser exclusivamente formal, é mais de substância poética e se entrelaça com o calmo sentido da natureza. Os cenários que o sensibilizam lhe consentem a utilização de excelentes meios plásticos e resultam em fina policromia.



Como consequência natural, a incisiva linguagem artística levou esse pintor a se dedicar ao desenho, base importante de sua obra. Forma e cor se completam num mosaico rico de sugestões, onde a construção é solidamente estruturada por pinceladas robustas.



A obra "Paisagem de Ouro Preto", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, elaborada numa linguagem até certo ponto simples, consegue dar aquela espessura pictórica necessária a toda obra de arte.





O Artista



Dante Caregaro, pseudônimo artístico de Dante Giovanni Caregaro, nasceu em Torino, Itália, em 1937, e mudou-se para Borgo San Marco, Itália, em 1945. Desde a mais tenra idade, desenhava diariamente tudo o que via, de modo especial plantas, folhas, flores, animais e paisagens.



Logo após a II Guerra Mundial, transferiu-se com a família para o Brasil, passando a residir em São Paulo. De 1956 a 1958, frequentou a Faculdade de Belas Artes, com bolsa de estudos por ter sido qualificado em 3º lugar. Ingressou na carreira publicitária como desenhista e diretor de arte (1985). Paralelamente e durante 35 anos, dedicou-se à pintura. Durante os anos de 1999 e 2000, foi professor de pintura a óleo no Esporte Clube Banespa em São Paulo. Em 2001, mudou-se para Porto Seguro, Bahia, onde abriu um ateliê-escola e uma galeria de arte, retornando a São Paulo em 2005.



Participou de exposições individuais e coletivas com destaque para o Salão Paulista de Belas Artes (1957); 1º Salão Nacional de Artes Plásticas, em Santa Cruz do Rio Pardo (1958); 1º Salão Nacional de Artes Visuais Cristo Redentor, Rio de Janeiro (1984); Galeria Dr. Arte, São José do Rio Preto (1996); "Brasil, meus índios, meus barcos", Espaço Cultural Arraial d"Ajuda Eco Resort, Porto Seguro, Bahia; 2º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica, Brasiltec, SP (2003).



Possui obras em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp