Inauguradas as estações Interlagos e Grajaú da CPTM


23/04/2008 10:55

Compartilhar:

Deputado Caruso discursa em inauguração de estações da CPTM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/JORGE CARUSO CPTM A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sirlei Aparecida da Silva, moradora da região <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/JORGE CARUSO CPTM B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foram entregues na última segunda-feira, 21/4, aos moradores da zona sul paulistana as estações de trens Primavera-Interlagos e Grajaú, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Indicação para o prolongamento das linhas da Estação Autódromo foi apresentada pelo deputado Jorge Caruso (PMDB) ao governo do Estado. Segundo o Caruso, a inauguração dessas estações é uma conquista de toda a região. "E não podemos parar por aqui. Estamos trabalhando em outros projetos para que possamos melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos os moradores da zona sul".

O parlamentar entende que os moradores de Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú, além da valorização imobiliária da região, terão também a facilidade de acesso a um transporte com grande ramificação na capital e região metropolitana, pois a CPTM serve 22 municípios e integra-se gratuitamente ao Metrô em quatro estações: Luz, Brás, Barra Funda e Santo Amaro.

Sirlei Aparecida da Silva Lima, recepcionista, manifestou sua satisfação com as novas estações. O percurso da casa dela para o trabalho será reduzido em pelo menos uma hora e quarenta minutos. "Trabalho na Rua dos Pinheiros e para ir ao trabalho utilizava uma lotação do Grajaú até o local e esse trajeto levava até duas horas e trinta minutos", afirmou Sirlei, que é moradora de Parelheiros e foi à inauguração com o filho e o sobrinho.

Para a extensão da Linha 9-Esmeralda até o bairro de Grajaú foram construídas três novas estações num total de 8,5 km de via dupla sinalizada, uma subestação de energia, galerias de drenagem de águas pluviais, a passarela de pedestre, muros e calçadas; uma ponte ferroviária foi recuperada e duplicada, 12 novos trens foram adquiridos, dos quais seis foram entregues e houve a aprovação da compra de mais 8 trens, cuja licitação está em andamento. O sistema de sinalização também está sendo adequado para reduzir o intervalo entre os trens para até 3 minutos.

"Estamos acompanhando a completa modernização da Linha 9. As estações mais antigas serão reformadas para oferecerem mais conforto e acessibilidade", garantiu o deputado.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp