Assembleia assina termo de parceria para transmissão da TV Alesp em sinal aberto


02/07/2009 19:53

Compartilhar:

Deputado Aldo Demarchi, 2º secretário da Assembléia de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/tvalesp (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlinhos Almeida e Michel Temer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/tvalesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diretor do Departamento de Comunicação da Assembléia, Antonio Rudnei Denardi, assina termo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/tvalesp (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Michel Temer, presidente da Câmara, ao lado do deputado Carlinhos Almeida, 1º secretário da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/tvalesp (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Michel Temer, presidente da Câmara, assina termo ao lado do deputado Carlinhos Almeida, 1º secretário da Assembléia paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/tvalesp (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário e o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputados Carlinhos Almeida e Aldo Demarchi e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, assinaram nesta quarta-feira, 1º/7, em Brasília, termo de parceria para a transmissão simultânea, em sinal aberto, da programação da TV Alesp e da TV Câmara na cidade de São Paulo, através do canal 61.

Carlinhos destacou que a parceria permitirá que a programação das duas casas legislativas atinja cerca de 20 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e é um primeiro passo para estende-la a todo o Estado. Para Temer, o trabalho realizado pelas duas emissoras é importante do ponto de vista da transparência, da informação e cultura.



Sinal aberto



A TV Câmara e a TV Alesp serão transmitidas em sinal aberto e gratuito. A transmissão experimental das duas TVs em multiprogramação (compartilhamento pelas duas emissoras pelo mesmo transmissor de TV digital) foi iniciada em outubro de 2008.

O objetivo da parceria formalizada nesta quarta-feira é reduzir os custos de operação. A Câmara adquiriu os transmissores (orçados em R$ 3,3 milhões), e a Assembleia Legislativa será a responsável pela torre de transmissão e pelo custeio.

Os testes para definição da área de cobertura e para avaliação da qualidade do sinal de cada TV legislativa foram realizados pelo Instituto Mackenzie, em parceria assinada no ano passado. Com a instalação dos transmissores definitivos, o Instituto Mackenzie fará ainda testes da capacidade da multiprogramação.

Teoricamente, o sistema permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. Nesta fase final de testes, o Instituto Mackenzie colocará até sete programações num mesmo transmissor, para mensurar a qualidade e o alcance dos sinais com maior compressão.



Rede Legislativa



A proposta da Câmara dos Deputados é que seja formada a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço para a inclusão ainda dos sinais da TV Câmara Municipal de São Paulo e do Senado Federal. O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa em todo o País.

(Da Agência Câmara)

alesp