Aula de cidadania marca abertura da 12ª edição do Parlamento Jovem Paulista


04/11/2010 21:20

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/depmarcosmartins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/depcelialeao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/deprobertomorais.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo de Choro da Escola do Auditório Ibirapuera se apresentam durante evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/grupochorodoauditorioibirapuera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/parlamentocapadepcelialeao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/depgiannazi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/depprandi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/grupochorodoauditorioibirapuera2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Democracia é sinônimo de liberdade, diz Célia Leão, uma das criadoras autoras do projeto



Instituído em 1999 com o objetivo de possibilitar aos estudantes do ensino fundamental e médio a oportunidade de vivenciar a rotina do Poder Legislativo por um dia, foi aberta nesta quinta-feira, 4/11, a 12ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Neste ano o projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental.

Representando o presidente Barros Munhoz, a deputada Célia Leão (PSDB), uma das autoras do projeto de lei que deu origem à experiência " que, devido ao seu sucesso foi implantada em vários parlamentos municipais, estaduais e mesmo em Brasília ", definiu os dois dias do Parlamento Jovem como "mágicos".

"Vocês estão entrando na fábrica de fazer leis do Estado de São Paulo. Nesses dois dias, vossas excelências serão os responsáveis pelos limites, direitos e deveres dos mais de 39 milhões de habitantes do Estado."

Referindo-se ao recente processo eleitoral, Célia Leão ressaltou a diversidade partidária do Poder Legislativo e a importância de exercermos nosso poder de cidadãos participando do processo eleitoral. "A coisa mais bonita que temos na Assembleia Legislativa é a democracia, que nada mais é do que a liberdade. De tão importante, com ela (a liberdade) podemos fazer milagres, como a política. Refiro-me à política séria, feita com amor. A política que chamo de coisa sagrada. Amo a Assembleia porque aqui é o lugar do compromisso e da liberdade, o solo sagrado."



Liberdade de expressão



Professora licenciada e ex-diretora de uma escola da rede pública na Baixada Santista, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) explicou aos 94 jovens deputados a luta de sua geração para ter garantido o direito de expressão. "Nossa democracia ainda é jovem. O Brasil enfrentou longo período de ditadura política e, nessa época, toda forma de expressão que fosse contra a ditadura militar era punida. Essa geração, da qual faço parte, lutou muito pela democracia do país e é muito triste vermos que grande número de brasileiros deixou de manifestar sua opinião nas urnas."

A parlamentar enfatizou a qualidade dos projetos de lei encaminhados ao Parlamento Jovem e declarou que no ano passado apresentou projeto de lei baseado na proposta de um jovem deputado. "A cada ano, o PJ surpreende, não só pela qualidade das propostas, mas também pela maturidade dos participantes."



A verdadeira política



Também professor licenciado, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o verdadeiro sentido da política. "Falo de política, não de escândalos e mensalões. Isso não é política, é politicagem." A aprovação de projetos pelo Legislativo paulista foi lembrada pelos deputados Giannazi e Marcos Martins (PT), como a aprovação da Lei Antifumo e a proibição do uso de produtos que contenham amianto em sua composição. "O Poder Legislativo é fundamental para a sociedade. É o poder que fiscaliza as ações do Executivo."

Os deputados Luis Carlos Gondim e Roberto Morais, ambos do PPS, também saudaram os jovens deputados pela maturidade política e pela iniciativa de participar deste evento, que conquistou grande expressão.

Após as boas vindas, os jovens deputados, familiares, professores e diretores de escolas ouviram os músicos Ana Luiza, Vanessa da Silva, Guilherme Pechin, Simone Santos e Rogério Clementino, do Grupo de Choro da Escola do Auditório Ibirapuera, apresentarem as músicas "Proezas de Sólon", "Vou vivendo" e "Naquele tempo", todas de Pixinguinha e Benedito Lacerda; "Benzinho", "Bola preta" e "Santa Morena", de Jacob Bandolim; "Batuque chorado" e "Joãozinho na seresta", de Marquinhos Mendonça, e "Acariciando", de Abel Ferreira.



Escola Auditório



O Instituto Auditório Ibirapuera mantém em sua sede a Escola do Auditório, criada em outubro de 2005 com o objetivo de revelar e apoiar novos talentos. Os 120 alunos que formam a primeira turma da Escola do Auditório têm entre 9 e 18 anos de idade e foram escolhidos entre 5 mil estudantes da rede municipal de ensino durante as atividades do projeto TIM Música nas Escolas.

Os cursos têm a duração de três a cinco anos com ênfase nos instrumentos para formação da Orquestra Brasileira da Escola do Auditório. As aulas, práticas e teóricas, são ministradas, gratuitamente.



Maiores informações podem ser obtidas no site www.auditorioibirapuera.com.br/escola_cursos.aspx

alesp