Presidente de comissão participa do 15º Seminário Regional de Defesa Civil


31/10/2011 19:00

Compartilhar:

Trícoli: estrutura permanente no combate e prevenção de eventos extremos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BETOtricoliDEFESAcivisX.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, Beto Trícoli (PV), participou do 15º Seminário Regional de Defesa Civil, realizado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, nos dias 26 e 27/10, no Palácio dos Bandeirantes. O evento marca o último ciclo de palestras do ano, ministrado para representantes dos 39 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo.

O deputado reforçou que há necessidade efetiva de se estruturar permanentemente em cada município e cada região os mecanismos de defesa civil no combate a eventos extremos, como enchentes e deslizamentos. A proposta já é discutida no Orçamento estadual e no Plano Plurianual. "A precaução se faz com estrutura permanente. A cidades enfrentam o caos do ponto de vista do planejamento urbano, trânsito, acessibilidade e mobilidade e não possuem essa estrutura. Não se pode combater os eventos extremos no momento em que acontecem. Deve haver precaução", destacou.

No decorrer do ano, foram realizados seminários nas 15 regiões administrativas do Estado. Os eventos tiveram como objetivo apoiar os municípios na disseminação da filosofia de prevenção, na criação e manutenção da estrutura para atendimento às situações emergenciais, bem como nos cuidados com o bem-estar da comunidade.

Com duração de dois dias, os seminários desenvolveram estudos voltados à atuação dos integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) e voluntários. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ressaltou que a participação dos voluntários é de fundamental importância para a difusão dos princípios básicos da prevenção e atuação em situações emergenciais nas comunidades, assim como para a constituição dos Núcleos de Defesa Civil, células de suma importância para o bom funcionamento do sistema.

Beto Trícoli parabenizou ainda pela ações o secretário de Estado da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Admir Gervásio Moreira, além do capitão PM Eduardo Drigo da Silva, comandante do 15º Grupamento de Bombeiros, e todos os municípios envolvidos.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp