Parlamentares e médicos comemoram na Assembléia o Dia Mundial do Rim


12/03/2008 21:52

Compartilhar:

Vaz de Lima cumprimentou os colegas parlamentares, a comunidade médica presente, elogiou o trabalho do colega Estevam Galvão, e destacou a importância do evento num país que tem quase 2 milhões de habitantes sofrendo de doença renal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL RIM PRES mmy (19).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Mundial do Rim é comemorado na Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL RIM MESA mmy (11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Estevam Galvão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL RIM ESTEVAM mmy (6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ato solene solicitado pelo deputado Estevam Galvão (DEM) foi comemorado nesta quarta-feira, 12/3, o Dia Mundial do Rim.

Estevam Galvão falou que o principal motivo do ato solene é chamar a atenção da população para o que é a doença renal e para o sofrimento das famílias diante da doença que, se não tratada a tempo, pode levar ao óbito. Galvão falou ainda que o governador José Serra, ao saber da comemoração, ficou muito interessado e lamentou não poder estar presente. O deputado lembrou que foi Serra o responsável por disciplinar os transplantes de rins.

Galvão falou ainda que, com o ato solene, foi dado um importante passo para alavancar as discussões sobre as DRCs, como são chamadas as doenças renais crônicas, "porque pouca coisa está sendo feita pelos governantes e políticos", comentou o deputado, que convidou, em seguida, o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, para fazer a abertura oficial do evento.

Vaz de Lima cumprimentou os colegas parlamentares, a comunidade médica presente, elogiou o trabalho do colega Estevam Galvão, e destacou a importância do evento num país que tem quase 2 milhões de habitantes sofrendo de doença renal. Vaz declarou que sua expectativa é de que o ato desperte a população para o tratamento preventivo das DRCs e convidou os especialistas presentes a participarem dos programas da TV Assembléia, como o Deputado Convida, para através desse canal esclarecer melhor a população.

O orador seguinte foi o vereador Gilberto Natalini, que falou da sua crença no lado social da medicina e da importância da prevenção das doenças, "área tão importante como qualquer outra dentro da medicina". Gilberto, que também é médico, parabenizou os organizadores do evento e colocou-se à disposição para novas iniciativas que promovam a discussão de problemas similares de saúde pública.

alesp