Primeira turma do Projeto Restaurante-Escola Alesp é diplomada


13/07/2006 16:49

Compartilhar:

Formandos da primeira turma do Projeto Restaurante-Escola Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Rodrigo Garcia entrega diploma a jovem formando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Figueira, Gilberto Kassab, Rodrigo Garcia e Geraldo Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete026MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Formatura Lanchonete221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, participaram nesta quinta-feira, 13/7, da diplomação da primeira turma de alunos do Projeto Restaurante-Escola Alesp. Realizada no plenário Juscelino Kubitschek, a cerimônia teve também a presença do 1º secretário da Casa, deputado Fausto Figueira, e do 2º secretário, Geraldo Vinholi, entre outras autoridades.

O projeto foi implantado no Legislativo paulista por meio de um convênio com a Prefeitura de São Paulo e a organização não-governamental Instituto Mensageiros, com o objetivo de oferecer a jovens com idade entre 17 e 21 anos, e em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de obter formação profissional e capacitação para atuar na área de gastronomia.

O curso, que teve duração de seis meses, foi estruturado em aulas práticas e teóricas e habilitou os participantes a ocupar os postos de assistente de cozinha, barista, chapeiro, garçom e atendente de balcão. Além das aulas dos cursos profissionalizantes, os jovens ainda receberam formação complementar em português, matemática e cidadania.

O prefeito Gilberto Kassab destacou que a parceria entre a Assembléia Legislativa e a prefeitura paulistana permitiu reproduzir no Legislativo estadual a experiência bem-sucedida da Câmara Municipal de São Paulo, onde o restaurante e a lanchonete também são escolas para a formação de jovens. O prefeito reiterou a disposição de dar seqüência ao trabalho.

O secretário municipal do Trabalho, Gilmar Viana, além de parabenizar os parceiros do projeto e as famílias dos jovens formandos, destacou a sintonia do curso oferecido na área de gastronomia com a mudança de vocação da cidade de São Paulo, que hoje cresce mais nas áreas de serviços e comércio do que na área industrial.

Empenho dos deputados

O presidente do Instituto Mensageiros, Eduardo Graziano, afirmou que um dos motivos para o êxito do Restaurante-Escola da Alesp foi o empenho da Mesa Diretora da Casa. "O empenho pessoal do presidente e dos integrantes da Mesa Diretora foi determinante para estarmos entregando hoje estes diplomas, e podermos informar que uma nova turma de jovens já iniciou seu treinamento, que foi ampliado em mais dois meses. Nesta nova turma, 80 jovens passarão por um treinamento de oito meses antes de entrarem no mercado de trabalho." Graziano agradeceu à Uniban, que respondeu pela formação teórica e pela certificação, à prefeitura, através da Secretaria do Trabalho, que concede uma bolsa mensal de R$ 200 aos alunos, e à Assembléia, que ofereceu toda a infra-estrutura necessária à implantação do projeto.

Para que o projeto vá além da capacitação, foi assinado um protocolo de intenções pelo presidente do Legislativo paulista e pelo presidente da Associação Franquia Solidária (Afras), Beno Krivik, para garantir aos alunos formados na lanchonete e no café da Assembléia Legislativa o encaminhamento aos quadros funcionais das franquias associadas.

Segundo informou Eduardo Graziano, 23 alunos já estão empregados e vários passam por processo de seleção.

Rodrigo Garcia destacou a importância da iniciativa, que nasceu da idéia da Mesa Diretora de aproveitar os espaços da Assembléia para desenvolver projetos de capacitação e de ensino profissionalizante. "Uma vez discutida a idéia, procuramos a Prefeitura de São Paulo, contratamos, por meio de licitação, o Instituto Mensageiros e demos início a este projeto, que forma sua primeira turma após uma formação de seis meses", afirmou.

Garcia reiterou que a preocupação foi também com o depois. "Firmamos um convênio com a Afras para garantir, após o curso, o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Basta ver o entusiasmo dos formandos e de suas famílias e a presença de nossos parceiros, com destaque para o prefeito Gilberto Kassab, que abriu espaço em sua apertada agenda para prestigiar a formatura", disse.

O aluno Thiago Gomes fez a leitura do compromisso dos formandos em pôr em prática tudo o que foi aprendido no curso e buscar o aprimoramento profissional, além de agir dentro da ética e pela construção de um país melhor.

Ao encerrar a cerimônia, a mesa que conduziu os trabalhos recebeu dos alunos, como forma de agradecimento, um avental com o logotipo do projeto estampado.

Estiveram presentes à cerimônia vários representantes da prefeitura, entre eles o chefe de gabinete da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo André Aguado, que representou o secretário Floriano Pesaro, e Pedro Silveira, secretário-adjunto da Secretaria Especial de Participação e Parceria. Diversos deputados e outras autoridades civis e militares também prestigiaram a entrega dos diplomas.

alesp