Educação Pública e cidadania crítica

Opinião
18/04/2007 19:39

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Carlos Giannazi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nosso mandato tem como meta central a defesa intransigente da educação pública, gratuita e de qualidade para todos como fator de desenvolvimento humano, social, cultural, político e econômico. Todos os nossos esforços, ações, projetos e proposições estão voltados prioritariamente para essa área tão defendida nos discursos e programas partidários, no entanto tão negligenciada pelos governos de quase todas as matizes.

Entendemos que a construção do novo homem e da nova mulher, com novos valores voltados para a solidariedade humana, o respeito ao bem comum, aos valores democráticos e padrões de consumo ecologicamente corretos, passa necessariamente por uma escola pública de qualidade.

Para isso precisamos lutar para que haja mais investimento na valorização dos profissionais da educação através de salários dignos e formação continuada. Não é mais possível ver escolas sem infra-estrutura material e humana, salas superlotadas, violência nas escolas, falta de gestão democrática e tantas outras mazelas em nosso sistema público de ensino.

Através da educação podemos contribuir para a construção de uma cultura política que leve as pessoas a participar ativa e criticamente dos rumos e decisões do país, sem manipulações, clientelismos, assistencialismos, coronelismos, fisiologismos, marcas constantes e profundas da história política do Brasil.

Nossa trajetória política e nosso mandato de Deputado têm como profissão de fé transformar essa dura realidade através da educação, da cultura, dos movimentos sociais organizados e da sociedade civil. É nisso que acreditamos e é por isso que lutamos.

Carlos Giannazi é deputado estadual pelo PSOL

alesp