Governador libera tapumes de obras públicas para grafiteiros


02/09/2005 11:33

Compartilhar:

Deputada Havanir Nimtz (dir) compareceu ao ato de assinatura do decreto que permite a utilização de tapumes das obras públicas estaduais como espaço para grafite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/havanir.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Havanir Nimtz (PSDB) compareceu, em 25/8, ao ato de assinatura do decreto que permite a utilização de tapumes das obras públicas estaduais como espaço para grafite. O decreto foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, no canteiro de obras da linha 4 do metrô, em Pinheiros. A iniciativa tem o objetivo de diminuir a pichação e incentivar a arte.

"O decreto poderá desestimular os jovens e adolescentes que picham as cidades, deixando de ser infratores para se tornarem artistas grafiteiros", disse Havanir.

Alckmin definiu o projeto como uma imensa galeria de arte na via pública. "O grafite é uma arte popular muito bonita, que deixa a cidade mais colorida", ele avaliou. O governador informou que as empresas encarregadas de obras públicas estão orientadas a autorizar a grafitagem e anunciou que a Secretaria da Cultura está oferecendo oficinas sobre esse tipo de manifestação artística para a população.

Para José Augusto Capela, que faz grafite há dez anos e assina suas obras como Zézão, o decreto representa uma boa oportunidade de valorização dessa arte, ainda um pouco marginalizada. "Também será uma boa maneira de divulgarmos o nosso trabalho", destacou.

havanir@al.sp.gov.br

alesp